Os 20 anos da manhã que coroou uma geração com o Penta, na decisão da Copa de 2002

Por: Emerson Gomes
Foto: arquivo

Rivaldo e Ronaldo: geniais na competição

Neste 30 de junho de 2022 completamos 20 anos da última conquista de Mundial da Seleção Brasileira, após os 2 a 0 na Alemanha no Yokohama Stadium no Japão, o mundo estava aos pés do futebol canarinho novamente. A noite no Japão e manhã no Brasil veria a conquista que coroava o talento de uma geração que vinha do vice em 1998, com Ronaldo desta vez protagonista de um final feliz.

Os brasileiros vinham de campanha perfeita,  seis vitórias, na primeira fase contra Turquia, China e Costa Rica, e mas fases finais contra Bélgica, Inglaterra e Turquia novamente. Os alemães passaram por Arabia Saudita, Camarões e empataram com a Irlanda na fase inicial e no mata mata venceram Paraguai, EUA e Coréia do Sul, todos por 1 a 0.

Os dez primeiros minutos da partida foram de extremo equlibrio, com as melhores chances brasileiras sendo em duas descidas de Kleberson. Já os alemães procuravam o centroavante Klose, mas ele estava encaixotado pelo trio de zaga formado por Felipão. Aos 18' Ronaldinho serviu ao xará Ronaldo, que tocou ao lado de Oliver Kahn. 

O ritmo da partida diminuiu, mas com o Brasil melhor. Jens Jeremies tentou de fora da área aos 40' e Kleberson, que fez um grande primeiro tempo respondeu aos 41' batendo rasteiro ao lado do gol e aos 44' acertou o travessão em lindo chute colocado. Ronaldo tentou no último lance do primeiro tempo, mas sem sucesso, intervalo de jogo com o placar zerado.

A segunda etapa começou com os alemães assustando, aos 3' a melhor chance com Oliver Neuville cobrando falta de muito longe com efeito para o goleiro Marcos desviar com a ponta dos dedos e a bola acertar a trave.

A partida seguiu equilibrada, até que aos 22' Ronaldo serve a Rivaldo que chuta, o goleiro Kahn falha, e solta a bola nos pés do artilheiro, 1 a 0 Brasil. O gol era o sétimo do camisa 9 e quebrava uma marca, desde 1974 os artilheiros de Mundial não superavam os seis gols. Mas o "fenômeno" queria mais, e aos 33' após corta luz genial de Rivaldo, ele marcou seu oitavo gol na Copa para a festa brasileira, 2 a 0.

A comemoração emocionada correndo ao banco de reservas às lágrimas era a consagração do homem que de melhor do mundo em 1997, passou pelo drama na final na França em 1998 e chegava a 2002 desacreditado por muitos, mas que trabalhou dia e noite para estar ali, vencendo o Mundial e voltando a ser o melhor jogador do planeta.


Após o gol restou aos brasileiros segurar o impeto alemão, que foi diminuindo com o passar dos minutos até que o árbitro Pierluigi Colina desse o ponto final no Mundial, fim de jogo e 2 a 0 Brasil. O grito de "É penta" invadiu a manhã das casas brasileiras.

O título foi a cereja do bolo de uma geração de grandes jogadores como Ronaldo, Rivaldo, Ribeiro Carlos, Ronaldinho, Cafú, entre outros. Desde então o Brasil não venceu mais o Mundial. Os Alemães sediaram a Copa seguinte, mas só voltariam a uma final e venceriam em 2014 em terras tupiniquins, após vingar-se do Brasil no fatídico 7 a 1 no Mineirão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações