Há 60 anos, Brasil vencia Tchecoslováquia e conquistava sua segunda Copa do Mundo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Brasil ganhou a Copa do Mundo de 1962

O dia 17 de junho é mais um entre vários que entrou para a história da maior seleção que existe no futebol, que é a do Brasil. Neste dia, diante um Estádio Nacional de Santiago, no Chile, completamente abarrotado, os Canarinhos bateram a Tchecoslováquia por 3 a 1 e conquistaram a sua segunda Copa do Mundo seguida, mesmo sem contar com Pelé durante a maior parte do campeonato, já que o Rei se lesionou no começo da competição. 

O Brasil, de um endiabrado Garrincha, passou a final vencendo o Chile por 4 a 2 e contou com uma manobra de pura esperteza no extra-campo para sumir com a expulsão de Garrincha nas semifinais e permitir ao Mané jogar a decisão. Na época, não havia ainda cartão vermelho e a expulsão, mesmo registrada em súmula, levaria o jogador a julgamento. A Tchecoslováquia, que havia enfrentado o Brasil na fase de grupos e empatado sem gols, venceu a Iugoslávia na semifinal por 3 a 1.

As equipes criaram bastante nos primeiros minutos de jogos, sem conseguir porém oferecer muito perigo ao gol alheio. Aos 15 minutos, numa chegada mais organizada, Masopust recebeu de Popischal e marcou o primeiro gol do jogo, porém mal teve tempo de comemorar e viu Amarildo marcar um belíssimo gol praticamente na sequência, após bela finta no defensor e um chute forte. No resto do jogo, muito equilíbrio e tentativas perigosas para os dois lados, em uma partida muito aberta, mas ninguém mexeu no placar até o apito final de Leo Horn.

Na etapa final, os Canarinhos vieram para a pressão e criaram as principais chances da etapa final. Na sua única chega mais perigosa, o time tchecoslovaco até chegou a assustar Gylmar, mas logo viu Zito virar o jogo para o Brasil, após belíssima jogada de Amarildo, aos 24' da etapa final. O terceiro gol do time Canarinho, que seguiu na pressão, veio após cruzamento estranho de Djalma Santos, que acabou se convertendo em falha bizonha de Schrof e no terceiro gol, marcado por Amarildo. Placar que terminou dando o título os brasileiros. 


Além de campeão, o Brasil teve o melhor jogador, que foi o Mané Garrincha, dois dos artilheiros da competição, com Vavá e Garrincha e a melhor defesa, com apenas um gol sofrido, justamente no jogo diante da Iugoslávia na decisão. A equipe canarinho se provava a cada mundial ser o grande time da época.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações