A passagem de Zinho pelo Yokohama Flügels

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Zinho defendeu o Flügels entre 1995 e 1997

Crizam César de Oliveira Filho, popularmente conhecido apenas como Zinho, está completando 55 anos de idade nesta sexta-feira, dia 17. Entre 1995 e 1997, o meia atacante saiu do futebol brasileiro e foi para o futebol japonês, onde defendeu a equipe do Yokohama Flügels.

Nascido em Nova Iguaçu, cidade localizada na Baixada Fluminense, iniciou a sua trajetória no futebol atuando nas categorias de base do Flamengo. Foi levado à equipe profissional em 1986 e permaneceu no time rubro-negro até 1992, ano em que foi para o Palmeiras.

No Verdão, ficou até 1994, quando embarcou para o Japão, depois de ter tido um ano quase perfeito, onde foi campeão Paulista e Brasileiro pelo Alviverde e do Mundo com a Seleção Brasileira, deixando escapar a Copa Libertadores.

No território nipônico, atuou por três temporadas, jogando a J-League e Copa do Imperador. Segundo números do site ogol.com, Zinho disputou um total de 107 partidas com a camisa do Yokohama Flügels e balançou as redes em 31 oportunidades.

Apesar de ter sido a primeira experiência do meia no exterior e financeiramente ter sido vantajosa, Zinho no Flügels acabou perdendo espaço na Seleção Brasileira, não figurando entre os possíveis convocados para a Copa do Mundo de 1998. O único título que conseguiu conquistar foi a Supercopa Asiática em 1995, seu primeiro ano no clube.

Depois de passar pelo Flügels, que encerrou as atividades em 1998, por conta da fusão com o outro time da cidade, o Marinos (Yokohama era o único município com duas equipes no início da J-League), Zinho retornou ao Palmeiras em outras duas vezes, sendo campeão da Libertadores na primeira, em 1999, mas rebaixado no Brasileirão na segunda, em 2002.


Também jogou em times como Grêmio, Cruzeiro, passou novamente pelo Flamengo e defendeu Nova Iguaçu. Encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional atuando pelo Miami em 2007. Atualmente, é comentarista esportivo dos canais ESPN.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações