Coutinho e sua passagem pelo Bangu

Foto: arquivo

Coutinho fez apenas seis jogos pelo Bangu

Neste domingo, dia 11 de junho de 2022, um dos maiores gênios da área estaria completando 79 anos: Antônio Wilson Honório, o genial Coutinho! Ele, que é ídolo do Santos, também defendeu outros clubes, como o Bangu, em 1972.

Nascido em Piracicaba, Coutinho teve uma rápida passagem pelo XV até ser levado ao Santos, em 1957. No ano seguinte, antes de completar 15 anos, estreou no profissional do Peixe, sendo até hoje o jogador mais novo a entrar em campo pela equipe principal do Alvinegro Praiano. No clube do litoral paulista, virou um mito, fazendo parte de um dos melhores times da história, conquistando tudo o que era possível no futebol.

No auge, foi convocado para a Seleção Brasileira, onde foi campeão do mundo em 1962. Porém, no meio da década de 60, passo a sofrer com o peso e isto fez com que ele não fosse mais titular incontestável do Santos, alternando partidas magníficas com tempos sem atuar. Em 1968, foi emprestado ao Vitória e em 1969 para a Portuguesa. Voltou ao Peixe em 1970, convencido por João Saldanha de que se entrasse em forma, iria para a Copa do Mundo. Porém, ele não emagreceu e nem o treinador chegou ao Mundial, substituído por Zagallo.

Coutinho saíria pela segunda e definitiva vez do Santos e foi para o México, onde defendeu o Atlas, em 1971. Também sofrendo com o peso, jogou pouco e veio para o Brasil, quando o Bangu o fez uma oferta e ele aceitou! O camisa 9 defenderia o time do Castor!

Aquele Bangu na década de 70 já era diferente do time da segunda metade dos anos 60, campeão carioca de 1966 e que fazia frente aos quatro grandes do Rio de Janeiro. Porém, a chegada de Coutinho ao Alvirrubro era uma esperança de que ele entrasse em forma e pudesse desfilar seu talento pelos gramados de estádios como o Maracanã.

Porém, o velho problema que Coutinho teve nos seus times anteriores também aconteceu no Bangu. Por estar acima do peso, e isto era nítido, o centroavante tinha constantes problemas com lesão, principalmente muscular, e poucas vezes podia estar à disposição para ir aos jogos.

A passagem de Coutinho pelo Bangu acabou sendo rápida: foram apenas seis partidas e três gols marcados. A média de vezes que ele balançou a rede é até interessante, 0,5 gol por jogo, mas a verdade é que Coutinho, com 29 anos, parecia um ex-jogador que insistia em não encerrar a carreira.


Depois que deixou o Bangu, Coutinho ainda defenderia o Saad, onde encerrou a carreira em 1963. Depois que pendurou as chuteiras, virou treinador, tendo passado por várias equipes, mas com um detalhe: ele emagreceu e voltou a ter o peso de seu auge no Santos.

Coutinho faleceu em sua casa, no município de Santos, no dia 11 de março de 2019 aos 75 anos, em decorrência de complicações causadas por diabetes, que já havia causado a amputação de três dedos do seu pé esquerdo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações