Brasil 1x2 Noruega Em 1998, a última derrota brasileira na fase de grupos em uma Copa do Mundo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O Brasil perdeu para a Noruega por 2 a 1

Nesta quinta-feira, dia 23 de junho de 2022, se completam 24 anos do jogo entre Brasil e Noruega, válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 1998, sediada na França. Nesta ocasião, no Velodróme, em Marselha, a Seleção Brasileira acabou derrotada pelo placar de 2 a 1 e desde então, nunca mais perdeu um jogo em primeira fase de Mundial.

A Amarelinha vinha de duas vitórias nas partidas anteriores. O selecionado brasileiro havia vencido a Escócia por 2 a 1 na estreia e 3 a 0 para cima do Marrocos. Já o time escandinavo empatou o primeiro jogo por 2 a 2 com o Marrocos e também ficou no 1 a 1 com a Escócia no segundo duelo.

Por conta destes resultados nas rodadas passadas, a equipe canarinho chegou classificada para o duelo. Enquanto isso, os Leões precisavam vencer o confronto de qualquer maneira se quisesse continuar vivo na competição. O Brasil tinha uma mudança tática para aquele jogo: com César Sampaio pendurado, Zagallo recuou Leonardo para fazer um dos volantes, junto com Dunga, e escalou Denilson como titular, ao invés de colocar Doriva ou Emerson para sair jogando

Com bola rolando, o Brasil conseguiu fazer um primeiro tempo razoável e conseguiu criar duas grandes oportunidades de abrir o marcador. Mas o panorama melhorou a partir dos 15' da etapa complementar através de algumas tabelas e passes com rapidez de Bebeto, que era o melhor atletas da Amarelinha no jogo e ainda fez o gol que abriu o placar. O time escandinavo apostou bastante nas jogadas aéreas através de Tore Flo e Jostein Flo partindo para cima de Júnior Baiano e Gonçalves, que naquele jogo entrou no lugar de Aldair, também pendurado. 

Em certo momento do duelo, o sistema defensivo brasileiro passou a não ter sorte nos lances por cima. E foi assim, que Tore Flo igualou o marcador e ainda nos minutos finais, os noruegueses viraram o jogo. Apesar do péssimo desempenho dos defensores, o goleiro Taffarel conseguiu evitar o pior ao fazer algumas boas defesas.


O resultado em Marselha garantiu o segundo lugar no grupo para a Noruega, eliminando o Marrocos, que também brigava pela vaga. Na sequência da competição, a Seleção Brasileira ainda chegaria na grande decisão, mas foi derrotado pela anfitriã França. Enquanto isso, os escandinavos caíram na fase de oitavas de final para a Seleção Italiana.

Vale lembrar que, na ocasião, já se faziam 32 anos que o Brasil não perdia em uma primeira fase de Copa do Mundo. Na Inglaterra, em 1966, o time canarinho, vindo de dois títulos seguidos, foi derrotado por Hungria e Portugal, ambos os jogos por 3 a 1, e foi eliminado na primeira etapa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações