As ligas europeias que não seguem o calendário comum no continente - Quase uma herança soviética

Por Lucas Paes
Foto: Svein Ove Ekornesvåg / NTB scanpix

Comemoração do campeão da Noruega

Um dos argumentos mais utilizados no desejo de mudança no calendário do futebol brasileiro é seguir o calendário europeu e jogar o campeonato entre agosto de um ano e maio do outro ano. Este formato que invade um ano e outro é conhecido principalmente pelas principais ligas de futebol do planeta, como a Premier League, o Campeonato Italiano e a La Liga. Porém, nem só do "calendário europeu" é feito o futebol do velho continente, que tem torneios com outros calendários.

O mais famoso dos campeonatos que não seguia este padrão até poucos anos atrás era o Russo, que começava em abril e terminava nos meses finais do ano a exemplo do Brasileirão, mas recentemente a Rússia adaptou seu calendário ao resto do continente. Em alguns locais, porém, questões climáticas atrapalhariam um calendário deste tipo e por isso o futebol funciona de forma diferente em relação ao calendário. Tal estilo é quase um padrão nas antigas repúblicas soviéticas, o que mostra a influência russa neste aspecto.

O campeonato mais "conhecido" que segue este formato é certamente atualmente o da Suécia. O país que sedia times como AIK, Malmo e IFK Gotemborg segue este calendário devido as condições climáticas que podem vir a afetar as bonitas terras suecas. Por lá, o campeonato está neste momento na nona rodada. O torneio seguirá até novembro, quando conhecerá seu campeão. 

Este padrão é comum aos países nórdicos. Noruega, casa do Rosemborg, presença constante nas competições continentais, Islândia e Finlândia também possuem um calendário de começo nos meses de abril/maio e final em outrobro/novembro. Nestes locais, o frio extremo nos meses seguintes impede a existência de competições de futebol e praticamente paralisa boa parte das atividades ao ar livre em toda a região. O frio se torna uma razão mais do que suficiente para essa mudança. 

Mas, ainda que representem uma minoria no cosmo do futebol europeu, existem mais países que seguem este tipo de calendário. Ao contrário de sua vizinha gigante, algumas repúblicas que surgiram da cisão da União Soviética seguem o padrão março/novembro: a Bielorrússia, o Cazaquistão, a Estônia, a Letônia e a Lituânia também seguem tal padrão. 


Herança russa ou necessidade nórdica, é possível perceber que nem tudo é um padrão fechadinho no velho continente e que, é claro, o mundo externo e as condições naturais de um país afetarão o modo como este gere o futebol. Diversos campeões do velho continente serão conhecidos só no final do ano, assim como o campeão brasileiro. O que talvez fizesse mais sentido no "país do futebol" seria que o Brasileirão ocorresse entre janeiro e junho, sendo menos afetado pela sede do mercado europeu.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações