A boa estreia do Brasil na Copa do Mundo de 1958

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Mazolla disputa bola no alto com goleiro austríaco

Há 64 anos, o Brasil estreou na Copa do Mundo de 1958 na Suécia, ainda com um olhar de desconfiança por conta das últimas competições, mas se consolidou Campeão do Mundo pela primeira vez. A seleção contava com grandes jogadores, mas ainda precisava se provar para os torcedores brasileiros e conseguiu fazer uma ótima estreia vencendo a Áustria por 3 a 0, no Estádio Rimnersvallen, em Uddevalla.

O Brasil tinha uma pressão muito grande, ainda em decorrência ao fato da Copa do Mundo de 1950, onde até então tinha sido sua melhor campanha na competição, quando conseguiu o vice-campeonato. Mas isso não interessava ao público brasileiro, pois o Brasil perdeu a final em casa para um grande rival continental, o Uruguai.

Por conta disso o Brasil acabou trazendo um peso, ainda mais depois de um fracasso na Copa de 1954, que acabou gerando uma pressão maior por parte da mídia e dos torcedores. A seleção precisava se provar e se preparou forte para a competição, em busca de ganhar seu primeiro título.

A Seleção Brasileira contava com muitos jogadores de qualidade, que poderiam decidir a Copa ao nosso favor. A equipe titular na estreia foi: Gilmar; De Sordi, Bellini, Orlando, Nílton Santos; Dino, Didi; Joel, Mazzola, Dida, Zagalo. O maior jogador de todos os tempos, Pelé, ainda era muito jovem, tinha apenas 17 anos, por isso começou a competição no banco de reserva.

O Brasil vinha com mudanças táticas para a competição,a equipe foi montada no 4–2-4, algo nunca feito antes no Brasil e, isso, deu certo. Contra a Áustria, a seleção dominou o jogo todo e conseguiu sair com um ótimo resultado de 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nílton Santos.


Na época ainda não existia substituição, por isso ele não entrava durante os jogos, foi contra a União Soviética que ele estreou e um jogo depois contra o País de Gales marcou seu primeiro gol em Copa do Mundo, após esses dois jogos ele não deixou mais o time titular.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações