Wilson Gottardo - Capitão e vencedor em sua passagem pelo Cruzeiro

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Gottardo levantando a taça da Libertadores

O ex-zagueiro Wilson Roberto Gottardo nasceu em Santa Barbara d'Oeste, no dia 23 de maio de 1963. O jogador paulista fez história jogando no futebol carioca, especificamente no Botafogo, por lá teve três passagens com sucesso e foi contratado por outros clubes, inclusive na Europa. Mas, no Cruzeiro, entre 1997 e 1998, ele também teve grande passagem, conquistando títulos.

Após começar no União Barbarense, de sua cidade natal, e passar por Guarani e Náutico, ele chegou no Fogão. Após sair do Botafogo, esteve no Flamengo e Marítimo, de Portugal, até voltar à Estrela Solitária, contando um empréstimo para o São Paulo, de três meses, em 1995.

Após a saída de General Severiano, na sua última passagem, em 1996, o jogador foi para o Fluminense, mas passou poucos dias no clube e logo após saiu do tricolor para jogar no Cruzeiro. Gottardo chegou para acertar o sistema defensivo do time Mineiro e se tornou titular absoluto em pouco tempo.

O zagueiro se tornou uma liderança dentro do clube e logo foi se consolidando no clube. Os seus primeiros meses foram muito bons, a equipe mineira ganhou o campeonato estadual e ainda levou o título mais importante da América do Sul, a Libertadores. O Cruzeiro fez uma ótima campanha e Gottardo chegou para melhorar mais ainda a equipe, isso foi um dos motivos da equipe ter um ótimo sistema defensivo durante a competição.

A equipe mineira conseguiu se acertar e passou por times fortes, como o Grêmio, que tinha uma time espetacular. Na final o Cruzeiro foi campeão vencendo o Sporting Cristal no jogo de volta por 1 a 0 e levantou o título, na decisão a equipe Mineira não tomou um gol, muito por conta da chegada de Gottardo.

Gottardo passava confiança na defesa, tanto que se tornou capitão da equipe, levantando o troféu da Libertadores e isso continuou durante a temporada. Além da competição internacional, no ano seguinte o zagueiro levantou mais títulos importantes com o clube. Porém, no fim do ano, o Cruzeiro perdeu o Mundial para o Borussia Dortmund


O zagueiro foi campeão da Recopa em 1998 e venceu novamente o Campeonato Mineiro, títulos importantes para o Gottardo. Além dos títulos, o Cruzeiro fez duas ótimas competições nacionais, sendo vice na Copa do Brasil, perdendo para o Palmerias, e do Brasileiro, caindo para o Corinthians, por pouco não levantando mais um troféu importante. Depois de Cruzeiro, Gottardo ainda defendeu o Sport, onde encerrou a carreira em 1999.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações