Tite e seu início de carreira como jogador no Caxias

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Tite atuando pelo Caxias

Um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro, atualmente na Seleção Brasileira, completa 61 anos. Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, nasceu em Caxias do Sul, no dia 25 de maio de 1961. Antes de ser treinador, Tite também teve uma carreira curta como jogador e começou a atuar pelo clube da sua cidade, o SER Caxias.

Jogando como camisa 10 da escola Henrique Emilio Meier, acabou chamando a atenção de um zagueiro que estava em final de carreira e que era professor de educação física, que era o Felipão. O zagueiro levou o jovem para o Caxias e lá ele se encaixou muito bem.

Tite chegou muito jovem para atuar no juvenil, mas se deu muito bem na equipe. O time de base do Caxias na época era muito boa, tanto que conseguiu ficar 43 jogos invictos nos torneios da época. Tinha ótimos jogadores e Tite era um dos principais, um volante que tinha classe, alto, inteligente, um ótimo cabeceio e isso chamava atenção de quem estava comando a equipe principal.

O volante chegou em 1978 nas categorias de base e teve sua primeira oportunidade como profissional em 1979, em uma partida que acabou empatada em 0 a 0. Tite ainda conseguiu atuar ao lado de Felipão, que foi uma das principais pessoas que ajudaram o jogador a realizar seu sonho de ser jogador.

Felipão e Tite atuando juntos pelo Caxias

Quando teve a oportunidade no profissional, o volante ainda era muito jovem e demorou um pouco para conseguir se consolidar. Mas começou a ser relacionado com mais frequência e participar de mais jogos ao longo da temporada, o volante por sua altura e qualidade na bola aérea também jogava como zagueiro, então era um jogador importante no elenco.

Com o passar do tempo, o jogador foi tendo mais oportunidades e entrando com mais frequência na equipe titular, se tornando cada vez mais importante para a equipe do Caxias. A equipe do Rio Grande de Sul não brigava por títulos, mas era ótimo equipe mediana do seu Estado.

Em 1982, Tite se consolidou na equipe profissional e se tornou titular da equipe, o volante era muito inteligente e tinha muita classe com as bolas nos pés, dava um dinamismo a sua equipe. Era um jogador de muita raça, que brigava por todas as bolas e ainda ajudava na hora da criação.

Mesmo sem um grande time, Tite conseguiu se destacar na equipe do Caxias. O volante ficou dois anos na equipe principal, mas acabou saindo no final da temporada de 1983, quando foi contratado pela equipe do Esportivo de Bento Gonçalves. Após suas saída, Tite começou a sofrer com lesões, mas ainda defendeu Portuguesa e Guarani, mas, mesmo assim, teve uma carreira curta como jogador.


Após a sua aposentadoria, Tite se tornou treinador e voltou a sua primeira equipe como jogador, retornou ao Caxias, mas acabou saindo pouco tempo depois. Em 2000 voltou novamente e conseguiu algo histórico, conseguiu o primeiro título estadual do Caxias com uma grande campanha.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações