Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Roberto Dinamite fez os cinco gols do Vasco em seu retorno
Há 42 anos, o dia 4 de maio de 1980 ficou conhecido pelos vascaínos como "A volta do maior de todos". O maior ídolo do Gigante da Colina, Roberto Dinamite, voltava ao seu clube de coração, por onde já era considerado ídolo e tinha uma moral gigantesca com todos que viviam no ambiente do clube. E o detalhe: retornou marcando cinco gols em uma vitória contra o Corinthians.
O jogador teve uma carreira de 22 anos como jogador profissional e 21 anos foram jogados pelo Vasco. Apenas na temporada de 1979 que ele foi atuar na Espanha pelo Barcelona, mas acabou não dando muito certo na Europa, não conseguiu se adaptar como era de se esperado.
Com o sua passagem ruim no clube espanhol, o atacante voltou ao Brasil para jogar novamente pelo Vasco. O retorno de Dinamite já era muito celebrado e após o seu jogo de reestréia pelo Gigante da Colina ficou muito mais celebrado, o ídolo voltou decidindo um jogo de forma surreal.
Em uma partida valida pelo Campeonato Brasileiro de 1980, o Vasco enfretou o Corinthians, partida que gerava muita expectativa por tudo que estava acontecendo fora dos gramados pelos vascaínos. O jogo passou das expectativas e deixou o torcedor completamente alucinado com o que viu.
Roberto Dinamite fez uma das suas melhores partidas com a camisa do Vasco, o jogo terminou 5 a 2 para o Gigante da Colina e dos cinco gols feitos, todos foram do atacante Roberto Dinamite, que deixou todos assustado com aquela partida feita pelo ídolo vascaíno.
Com o retorno, Dinamite apenas colocou mais ainda seu nome na história do clube, se tornando o maior jogador do Vasco, o eterno camisa 10. O atacante participou de 1110 jogos pelo clube, apenas ele, Pelé e Rogério Ceni conseguiram essa marca no futebol brasileiro. Além da alta quantidade de jogos, foram a quantidade de gols, Dinamite marcou 708 gols uma média de 0,640 por jogo.
0 comentários:
Postar um comentário