Os vinte anos da vitória de Senegal sobre a França na abertura da Copa de 2002

Por: Emerson Gomes
Foto: arquivo

O lance do gol de Senegal

Há vinte anos atrás, na manhã de 31 de maio de 2002 quem parou seus afazeres para ver a primeira partida da Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, esperava uma grande estreia de uma França atual Campeã do Mundo e Europeia, com atletas experientes e badalados, contra uma equipe para muitos ainda desconhecida, que viria a espantar a todos noventa minutos mais tarde, o Senegal, que com uma bela vitória e com muita dança e festa surpreendeu o mundo.

Os franceses vinham do título da Copa de 98, do Europeu de 2000 e naquela que seria a última vez que os atuais campeões não disputariam as eliminatórias, chegavam com pompa e como francos favoritos para mais um título. Já os senegaleses venceram o grupo da morte na África, passando por Marrocos, Egito, Argélia e Namíbia para chegar a seu primeiro mundial. Ainda em 2002 os Leões de Teranga foram vice campeões da Copa das Nações Africanas perdendo nos penais para Camarões.

Pouco conhecidos para muitos naquela noite coreana no Seoul World Cup Stadium, os senegaleses não eram tão ocultos assim para os adversários, 21 dos 23 convocados jogavam nas três principais divisões da França. E na partida, o que se viu foi uma França estrelada, mas pouco produtiva, tentando ataques em velocidade com o trio Wiltord (substituindo Zidane, machucado), Henry e Trezeguet, sem sucesso. Já os africanos utilizavam a velocidade de um endiabrado El Hadji Diouf.

E aos 30 minutos veio a maior surpresa da noite, em descida em velocidade de Diouf, a defesa francesa se atrapalhou e Papa Bouba Diop, que caíra sentado na jogada, escreveria seu nome na história, 1 a 0 Senegal. O primeiro gol daquela Copa de 2002 e que desestabilizou os adversários, que tentaram, mas sofreram também com os contra-ataques do adversário.

A segunda etapa veio, a partida melhorou, os Franceses tentaram, Henry acertou o travessão, e do outro lado Khalilou Fadiga também. Os minutos passaram, e ao fim, o inesperado aconteceu, Senegal venceu a França. O fim de partida já trouxe a primeira zebra do torneio, e abrira os olhos do mundo para o futebol alegre e colorido como as cores de sua bandeira. Após a partida, Senegal fez grande campanha, sendo eliminado nas quartas de final pela Turquia. Já os franceses fizeram um torneio pífio e voltaram para casa na primeira fase na Copa que foi conquistada pelo Brasil.


Dos grandes heróis daquela noite na Coréia do Sul e manhã no Brasil, o treinador Bruno Metsu, que reuniu um elenco antes desacreditado e o levou a glória, nos deixou em 2013. Já Papa Bouba Diop, o autor do gol da partida faleceu em 2020. Ambos nos deixaram, mas tem seus nomes escritos em uma das histórias mais lindas das Copas do Mundo, naquela manhã de 31 de maio que deixaria a todos mais alegres. Sene, Sene, Senegal!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações