O lateral Esquerdinha e sua passagem vitoriosa pelo Porto

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

Esquerdinha teve uma passagem vitoriosa

O lateral-esquerdo José Marcelo Januário de Araújo, mais conhecido como Esquerdinha, completaria 50 anos, mas faleceu em 2018. O jogador nasceu em João Pessoa, no dia 6 de maio de 1972, em Caiçara, na Paraíba, e se tornou um atleta importante para alguns clubes nacionais e internacional, como por exemplo o Porto.

O jogador começou sua carreira pelo Nordeste, passou pelo Botafogo de João Pessoa, Corinthians Alagoano, Bahia, Fluminense e Vitória, que foi onde chamou a atenção do grande clubes português. O lateral já não era tão jovem e mesmo assim foi contratado pelo Porto em 1998.

Esquerdinha tinha uma qualidade ofensiva que chamava a atenção de todos e sempre ajudava muito a equipe na hora da criação das jogadas. Logo quando chegou se tornou um jogador importante e tomou conta da posição, com grandes jogos e sendo decisivos.

Em sua primeira temporada já levantou taças, pois o Porto passava por um grande momento e conquistando muitos títulos no futebol Português. Aproveitando o ótimo momento da equipe, o lateral foi empilhando troféus, os primeiros pelo time foi o Campeonato Português de 1998-99 e a Supertaça de Portugal do mesmo ano.

Na próxima temporada, o jogador manteve o nível e continuou sendo titular da equipe, conquistando mais títulos pelo clubes. Em 1999-00, o clube foi campeão da Taça de Portugal, sendo o terceiro título do lateral pelo clube, e se tornando um jogador importantíssimo na equipe. Estava chegando a última temporada do lateral pelo Porto, o jogador acabou perdendo a titularidade absoluta, mas continuava jogando com frequência e foi Bicampeão da Taça de Portugal.

Esquerdinha, ao final da temporada de 2000-01, acabou deixando o clube para ir atuar no Real Zaragoza da Espanha. O lateral saiu do clube com quatro títulos importantes, com 89 jogos e 9 gols, entrando para a história do clube e sendo lembrado pela torcida.


Ele jogaria ainda na Académica de Coimbra, no Goiás e novamente no Botafogo de João Pessoa, onde encerraria a carreira em 2007. Em 2018, em um amistoso feitos por amigos, o jogador entrou em campo no segundo tempo e ficou dez minutos. Chegando no vestiário o jogador acabou caindo no chão e veio a falecer com 46 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações