Há 105 anos, era jogado o primeiro Derby Paulistano entre Palestra Itália e Corinthians

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Palestra venceu o primeiro derby

A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians é uma das maiores do futebol mundial. O Derby Paulistano já produziu decisões de Brasileirão, vários jogos decisivos no Paulistão e até partidas válidas pelo mata-mata da Libertadores. Há 105 anos, no dia 6 de maio de 1917, as duas equipes duelaram pela primeira vez na história, numa partida que terminou 3 a 0 para o Palestra Itália, nome que o Palmeiras tinha na época, em jogo que foi disputado no Parque Antártica, pelo Paulistão.

Historicamente, a rivalidade entre os dois clubes já começou acirrada desde sempre. O Palmeiras, ou melhor, o Palestra Itália, na época, nasceu de dissidentes do Corinthians, clube que fora fundado por famílias vindas da Espanha e da Itália (e curiosamente levou o nome de um time inglês.). Aquela seria a primeira partida de uma rivalidade que se tornaria uma história gigante no futebol paulista.

Diante de um clima de grande ansiedade no estádio, que recebeu grande número de torcedores, o Palestra e o Corinthians se revezaram em chances criadas na primeira etapa, segundo crônicas de jornais da época, sem nenhum dos dois times conseguir furar o bloqueio defensivo alheio.

O time do Corinthians no primeiro Derby

O segundo tempo levava o mesmo tom do primeiro até que Caetano abriu o placar aos 16 minutos, numa jogada descrita como um belo chute de longe. A partir daí, o domínio foi do time da casa, que ainda marcou mais duas vezes com Caetano e fechou o placar em 3 a 0.

Aquele seria apenas o primeiro de mais de quase 400 jogos entre os dois times até os dias de hoje. O Palmeiras já teve uma imensa vantagem e hoje possuí apenas três vitórias a mais que o rival, que encostou e quase reverteu a vantagem nos últimos anos, até o Verdão se ajeitar a partir de 2015.



Mesmo hoje, onde o time do Allianz Parque tem momento melhor, o duelo segue sendo sempre disputado entre as duas equipes, que constantemente ganham na casa alheia. O próximo duelo entre os dois times está marcado apenas para o dia 14 de agosto, na Arena Corinthians.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações