O início do goleiro Helton no Vasco

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Helton, na final da Copa João Havelange, jogou no Vasco entre 1998 e 2002

Aniversariante nesta quarta-feira, dia 18 de maio de 2022, Helton Silva Arruda, popularmente conhecido apenas pelo seu primeiro nome, está celebrando o seu 44º aniversário. Por isso, hoje iremos relembrar quando o goleiro defendeu as cores do Vasco da Gama entre 1998 e 2002.

Nascido em São Gonçalo, cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, começou a jogar futebol com apenas 15 anos de idade nas categorias de base do São Cristóvão em 93 e já em em seguida, rumou para o Vasco na temporada seguinte.

Por conta de problemas contratuais ente o Cruzmaltino e o goleiro Carlos Germano, que era o titular da equipe naquele momento. O arqueiro ficou de fora e o jovem Helton foi chamado para ser o goleiro do time vascaíno à vésperas da disputa do Mundial de Clubes de 2000.

Antes de disputar o torneio, o Vasco chegou a fazer alguns amistosos como preparação. Afinal, o clube carioca disputaria o título com equipes como o Corinthians e o Manchester United. Nestas partidas, Helton se saiu bem, e consequentemente, conquistou a sua vaga na equipe titular.

Após o vice campeonato mundial, ainda faria parte de uma excelente geração do Gigante da Colina nos anos seguintes. Seu primeiro título defendendo o time do Rio de Janeiro foi a Taça Rio em 99. Em 2000, venceu a Taça Guanabara, além das Copas João Havelange e Mercosul. Na sua última temporada pelo Vascão, tornou a conquistar a Taça Rio de 2001.


Por conta de suas boas atuações, chegou a ser convocado para disputar os Jogos Olímpicos pelo Brasil. Logo depois, teve problemas contratuais, e assim como o seu antecessor Carlos Germano, deixou o Vasco. Após passar pelo Gigante da Colina, foi para Portugal, defendeu o União de Leiria e o FC Porto, por 11 anos. Se aposentou no União em 2020.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações