Detroit City FC - Os 10 anos de uma das histórias mais legais do futebol nos Estados Unidos

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Detroit City FC

Torcedores tremulam a bandeira do Detroit City na arquibancada

O futebol nem sempre foi muito popular nos Estados Unidos e ainda não é o maior esporte do país, o que provavelmente nunca será, mas o esporte bretão tem enfrentado um crescimento indiscutível no país e há poucos dias, um time de lá venceu a CONCACAF Champions League. Neste dia 12 de maio completa-se 10 anos de uma das histórias mais legais do futebol naquele país, que costuma ter contos interessantíssimos nas divisões "inferiores": o Detroit City FC. 

A história do "City" se confunde com um pouco da trajetória de renascimento da própria cidade de Detroit. Outrora quase uma capital mundial do comércio automotivo, a rica cidade do Michigan viveu uma decadência sinistra no começo dos anos 2000 e viu uma crise inimaginável tornar diversos bairros algo como quase uma cidade fantasma. Em 2013, já vivendo um abandono triste, ela chegou a declarar falência, sendo então controlada pelo estado de Michigan. Na época, munícipes já iniciavam projetos voluntários para recuperar a cidade.

Foi no meio desse processo de renascimento que o Detroit City FC foi fundado. A ideia da fundação do time era promover a cidade e juntar a comunidade em torno do futebol. A equipe foi inscrita na National Premier Soccer League (NPSL) e fez boas temporadas em seus primeiros anos, conquistando inclusive a conferência dos Grandes Lagos da NPSL logo em seu segundo ano de existência, em 2013. Teve ótimos desempenhos esportivos nos seus primeiros anos, mas esse não era o único objetivo.

 A maior realização do Detroit City FC em seus primeiros anos foi construir uma cultura em torno da comunidade e dos torcedores de apoio e divulgação da cidade de Detroit. Sob o lema de "Amor pelo clube, amor pela cidade", os "Rouges" cresceram a relação dentro da comunidade e foram estreitando laços. A fundação e crescimento da Northern Guard Supporters, principal torcida organizada do clube, acabou por apertar ainda mais esses laços e criar mais uma mecanismo de união entre clube e comunidade.

Nos últimos tempos, a equipe enfrentou um crescimento e profissionalização que acabaram por impulsionar vários projetos do Detroit City FC. Primeiro com a mudança para o Keyworth Stadium, em Hammtrack, cidade vizinha a Detroit, estádio histórico que foi reformado por torcedores do clube. Depois, entrando na National Independent Soccer League, a NISA, onde dominou a competição por dois anos antes de ir para a United Soccer League, a USL, algo como a segunda divisão dos EUA.

Essas mudanças permitiram ao Detroit City melhorar sua estrutura. Hoje o clube possuí uma base de formação com times de diversas categorias entre o sub-9 e o sub-23, tanto no masculino quanto no feminino, times profissionais masculinos e femininos, locais de comércio de material esportivo relacionado ao clube e também de merchandising, bares e toda uma estrutura voltada ao torcedor. Além disso, sem perder suas raízes, o clube segue contribuindo com a reconstrução da cidade de Detroit, oferecendo por vezes fundos de renda de jogos aos esforços de reconstrução da cidade ou mesmo de instituições de caridade, sejam do clube ou da torcida, como a NGS Cares.  

Dentro de campo, porém, é que o avanço mais perceptível do Detroit City tem se notado. No ano em que completa 10 anos de existência, o time enfrentou seu primeiro adversário da MLS e contou com o "inferno" do caldeirão do Keyworth Stadium para despachar o Columbus Crew na Open Cup. Na USL, a equipe faz uma campanha espetacular, a despeito das piadas feitas sobre ser um time "NISA All Stars" e é o terceiro colocado da sua conferência. Recentemente, apesar da eliminação na Open Cup pra o Louisville FC, a equipe bateu outro recorde de público no Keyworth, colocando quase 7 mil pessoas nas arquibancadas e mostrou muita qualidade, jogando melhor que o adversário durante a maior parte do jogo.


O crescimento, porém, não tem deixado com que se esqueça da mensagem principal de amor a cidade e ao clube e principalmente de que o clube sempre estará a frente da liga disputada, seja ela qual for. Com uma das histórias mais legais do futebol dos Estados Unidos, o Detroit City FC completa 10 anos olhando para o futuro e seguindo com o objetivo de levar o nome da sua cidade para o mundo. Quem gosta de futebol tem de olhar com carinho para as próximas páginas dessa bonita história. 

TRIVIA: Quem quiser acompanhar os jogos do Detroit City na USL poderá assisti-los através do Star+, plataforma de streaming dos canais ESPN.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações