Depois de 83 anos, o Casa Pia está de volta à elite do futebol português

Por Lucas Paes
Foto: Global Imagens

O Casa Pia voltou para a primeira divisão

O Casa Pia Atlético Clube é um dos mais antigos clubes da cidade de Lisboa. Apesar de oficialmente fundado em 1920, os alvinegros têm história no futebol desde os anos 1890, sendo um dos primeiros times a trazer o esporte bretão para as terras portuguesas. A equipe havia jogado a primeira divisão uma única vez, na temporada 1938/1939 e terminou na última colocação. Agora, depois de uma primorosa campanha na segunda divisão, jogará a Primeira Liga de Portugal.

O acesso veio após uma goleada sobre o Leixões por 5 a 1 em um Matosinhos tomado pelos torcedores do Casa Pia. Os Gansos tomaram para si todo o setor visitante do estádio e fizeram uma bonita festa. O time alvinegro ficou inclusive a apenas dois pontos de ser campeão da Segunda Liga e conseguiu boa distância para o quarto colocado. Agora a equipe voltará a jogar a primeira divisão na temporada 2022/2023.

O acesso consuma um projeto de reconstrução que existe há algum tempo no Casa Pia. O time saiu da terceira divisão na temporada 2018/2019 com a conquista do título e então chegou a segundona, onde de salvou de um descenso na temporada 2019/2020, onde vinha mal, mas o campeonato foi cancelado na temporada devido a pandemia. Depois, uma campanha mediana em 2020/2021 e então o acesso espetacular neste biênio.

A campanha do Casa Pia foi inapelável. Foram 21 vitórias, cinco empates e oito derrotas em 34 jogos. Jota Silva e Godwin foram os grandes destaques ofensivos do time, com 11 e 10 gols na competição respectivamente, quase metade dos 50 que o time marcou ao logo do campeonato. A confirmação do acesso veio para consolidar essa campanha tão incrível.


Agora, o Casa Pia voltará ao desafio da primeira divisão para tentar fazer uma campanha melhor que a dos anos 1930, onde venceu apenas um jogo. Um acesso que consolida um trabalho de recuperação iniciado lá atrás e que agora finalmente dão o resultado mais esperado por torcedores que verão seu clube fazer história. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Eu fiquei muito feliz em saber que o Casa Pia está de volta à elite do futebol português depois de 83 anos. É uma história incrível de superação e persistência de um clube histórico e tradicional de Lisboa.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações