Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
O ídolo do futebol mexicano com passagens por grandes times do país, completa 55 anos. Alberto García-Aspe Mena, mais conhecido como "El Beto", nasceu no dia 11 de maio de 1967, na Cidade do México, em México. O meio campo passou por grandes clubes e se tornou ídolo, mas em 1995 acabou sendo emprestado para o River Plate.
Alberto García-Aspe, em 1995, já era um jogador consagrado no México. Ele defendia a Seleção de seu país desde 1988 e foi um dos 22 mexicanos presentes na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos (A La Tri não esteve em 1990). O meia, até ali, já tinha passado por Pumas (entre 1984 e 1991) e Necaxa (até 1994).
O River Plate gostou das atuações do jogador no México e acabou contratando-o por empréstimo junto ao Necaxa. O time argentino seria o primeiro clube fora de seu país e isso poderia gerar uma dificuldade na adaptação do jogador no clube. E gerou! O meio-campo demorou para se acostumar com o ritmo de jogo e não conseguia muitas chances na equipe dos Millonarios.
García-Aspe era um dos ídolos da geração do futebol do México nos anos 90. Mas, infelizmente, no River Plate ele não conseguiu ser o mesmo, ter o mesmo dinamismo. O jogador se esforçou ao máximo, mas na primeira temporada não conseguiu ter o destaque esperado, muito pelo contrário, acabou se tornando uma decepção.

Chegando ao final da temporada de 1995, seu contrato de empréstimo se encerrou com o River Plate e o jogador acabou voltando ao futebol mexicano. Novamente para atuar no Necaxa, clube no qual era ídolo e tinha um respeito muito grande por parte da torcida e diretoria. Ainda jogaria no América e Puebla, além dee disputar mais duas Copas do Mundo (1998 e 2002). Ele encerrou a carreira ainda em 2002.
0 comentários:
Postar um comentário