A lesão que mudou a vida do goleiro Barbosa em 1953

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Barbosa teve séria fratura em jogo em 1953

O goleiro Barbosa é uma das figuras mais conhecidas da história do futebol brasileiro. Marcado negativamente pela derrota na Copa do Mundo de 1950, o ídolo do Vasco era um excelente goleiro debaixo das traves e teve de conviver a vida toda com o fardo de ser um vilão para muitos, numa sociedade que é extremamente racista, mas tenta esconder isso. No dia 16 de maio de 1953, o histórico jogador sofreu uma grave fratura em um jogo contra o Botafogo que acabou mudando sua vida de forma positiva por aquele momento.

O jogo era válido pelo Rio-São Paulo daquele ano e estava ainda sem gols, como inclusive acabaria terminando quando o goleiro Barbosa teve gravíssima fratura na tíbia e no perônio após uma dividida com o atacante Zezinho. Barbosa entraria num dos períodos mais terríveis de sua vida, quando ficaria afastado por muito tempo por causa da lesão, justamente quando viva um período incrível no Vasco. 

Foi um golpe duro para o goleiro do Cruzmaltino. A ferida enorme aberta pela Copa do Mundo de 1950 ainda sangrava e a lesão parecia ser outra terrível maldição na carreira de um jogador que não merecia o azar que tinha. Mentalmente, Barbosa ficou completamente destruído e enquanto se recuperava da fratura passou a sofrer com uma triste e terrível depressão, já que havia dúvidas se ele sequer poderia retornar a jogar futebol um dia.


Porém, ele viveu um dos momentos mais surpreendentes de sua vida pessoal naqueles meses seguintes a lesão. Barbosa acabou recebendo o carinho dos torcedores do Vasco e também de fãs de diversos outros clubes brasileiros, passando a receber visitas destes enquanto estava se recuperando. Barbosa acabou conseguindo superar muito do seu estado mental depressivo devido ao carinho recebido no período em que precisou ficar fora de atividade.

Acabou retornando aos campos e ainda defendeu as traves até o ano de 1962, quando acabou pendurando as luvas no Campo Grande, do Rio de Janeiro. Barbosa teve sua imagem redimida nos últimos anos, principalmente depois da trágica goleada sofrida pelo Brasil contra a Alemanha em 2014. Porém, o goleiro, que dá nome ao CT do Vasco, era também muito querido por muitos torcedores do Cruzmaltino. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações