A estreia de Sócrates na Seleção Brasileira em 1979

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Sócrates atuando em seu primeiro jogo com a Amarelinha

Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Oliveira, mais conhecido pelo seu primeiro nome de Sócrates, foi um dos maiores jogadores que o Brasil já teve em sua história no futebol. O Doutor era dono de uma categoria impar com a bola nos pés e fez história jogando no Corinthians e também no futebol italiano. Já era um jogador com certa experiência no futebol, depois de um excelente começo de passagem no Corinthians, quando estreou na Seleção Brasileira, em 17 de maio de 1979, em uma goleada por 6 a 0 sobre o Paraguai no Maracanã. 

O jogo era um amistoso preparatório para as eliminatórias da Copa do Mundo de 1982 e o Brasil de Cláudio Coutinho trazia diversos novos jogadores no elenco, desde jovens como Falcão e Nilton Batata até jogadores de mais experiência que não haviam ainda atuado com a amarelinha, como era o caso de Sócrates. O Calcanhar de Ouro entrou como titular naquela partida, que tinha o Maraca com mais de 60 mil pessoas nas arquibancadas, o que na época era um público apenas "mediano".

Sócrates foi titular na partida. Com o time Canarinho melhor desde o começo, o primeiro veio logo aos quatro minutos, numa linda jogada de Zico completada por Éder para as redes. Pouco depois, o Calcanhar de Ouro quase marcou de cabeça, após boa combinação com Nílton Batata. O segundo gol, ainda no primeiro tempo, saiu após um pênalti, que Zico bateu com categoria e ampliou o placar. Ainda deu tempo de Sócrates quase marcar, mas o chute foi cortado por Cardona. O Brasil ainda meteu duas bolas na trave no primeiro tempo.

Na etapa final, o Doutor combinou em linda jogada com um passe para Nilton Batata para marcar o terceiro gol brasileiro, logo aos sete minutos. Aos 14', foi a vez de Zico marcar outro, aproveitando rebote de um chutaço de Edinho. O quinto gol veio aos 25', com Nilton Batata de novo, aproveitando jogada de Zezé, outro estreante. O sexto gol veio aos trinta minutos, num passe de Sócrates para Zico fintar meio time paraguaio e fechar o placar.


O Doutor acabou não marcando, mas jogou muito bem em sua estreia com a Amarelinha. Aquele seria o primeiro de 60 jogos pela Seleção Brasileira, disputados entre 1979 e 1986, com 22 gols marcados. O primeiro, ou melhor, os dois primeiros, viriam poucos dias depois, em 30 de maio, em amistoso contra o Uruguai que terminou com placar de 5 a 1 para os Canarinhos com dois gols de Sócrates. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações