Nasce a Copa do Uruguai, um grande passo para a integração do futebol do país

Com informações do El País Uruguaio
Foto: Estefânia Leal / El País

Sede da Associação Uruguaia de Futebol

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) deu um passo histórico ao aprovar a Copa do Uruguai , torneio com nítido tom integracionista no qual participarão 76 times profissionais e amadores de todo o país. Começará no dia 15 de junho com a fase preliminar, na qual participarão equipes da AUF e da Organização de Futebol do Interior (OFI).

A final está marcada para domingo, 13 de novembro, no Estádio Centenário e o campeão receberá um prêmio de US$ 100 mil nesta primeira edição, enquanto nas seguintes será o Uruguai 4 na Copa Sul-Americana.

O Conselho de Futebol Amador e a OFI já haviam aprovado a disputa da Copa do Uruguai, mas estancou um pouco quando chegou ao Conselho de Futebol Profissional, que envolve as equipes da Primeira e Segunda divisões. Surgiram aí algumas vozes de clubes discordantes que a partir de 2023 o vencedor obtém um lugar na Copa Sul-Americana, fundamentalmente no caso de não ser um Primeiro Clube. Eles entenderam que não era justo que um clube jogasse oito ou talvez cinco jogos e ganhasse uma cota internacional quando a Primeira Divisão precisa jogar 36 para alcançá-la.

No entanto, uma mensagem clara havia sido enviada do Executivo: a Copa do Uruguai vai ser disputada com quem quer jogar. Se os clubes profissionais não aderissem, ficavam de fora e com certeza perderiam uma vaga na Sul-Americana. Por fim, o voto pelo profissionalismo foi unânime.

A AUF arcará com todos os custos da organização, que incluem segurança, árbitros, pessoal de coleta e transporte e o sorteio, em que os quadros serão formados até o final do concurso, está previsto para os primeiros dias de junho.

Como vai jogar? - Prevê-se a participação de pelo menos 48 equipes, mas na fase preliminar pode haver até 76. A participação de equipas amadoras não é obrigatória, que é precisamente o que participa nas primeiras instâncias. Nesta fase preliminar seriam 8 partidas.

Na fase 1 serão 24 partidas nas quais participarão equipes da divisão A da OFI —exceto o último campeão (Central de San José) e vice-campeão (Juventud de Colonia)—, Cooper (campeão de D), Paso de la Clubes Arena (vice), Primeira Amadora e Segunda Divisão Profissional (exceto Miramar Misiones como o último campeão de C e Progreso por ser o melhor descendente de A. Os 24 vencedores dessas chaves disputarão a fase 2, que enfrentará uma partida simples.

12 equipes avançarão para a terceira fase e se juntarão às 16 instituições de Primera, Progreso, Miramar Misiones, Central de San José e Juventud de Colonia, totalizando 32.


Os vencedores dessas chaves (também uma única partida) avançarão para a rodada de 16. Depois virão as quartas de final, a semifinal (o único caso em que serão disputadas partidas de ida e volta) e a final.

Para a organização do torneio será criada a Diretoria Executiva da Copa do Uruguai, que terá um presidente indicado pelo Comitê Executivo da AUF, um membro da Primeira Mesa, um da Segunda, um da Primeira Amadora, dois da OFI e um representante dos grupos de interesse.

Embora ainda não tenha sido confirmado, em declarações ao programa Vamos Que Vamos (AM 1050), o presidente da AUF, Ignacio Alonso, indicou que Tenfield se encarregaria da transmissão das partidas após ter manifestado seu interesse.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações