Liverpool e Manchester City farão uma "final" na Premier League

Por Lucas Paes
Foto: AFP 

Liverpool e City farão uma espécie de final na Premier League

O Campeonato Inglês, um dos mais disputados do mundo, é um torneio de pontos corridos como a maioria dos principais campeonatos nacionais. Porém, a temporada de 2021/2022 é mais uma onde o Manchester City de Pep Guardiola e o Liverpool de Jurgen Klopp simplesmente pulverizaram a concorrência e monopolizaram a disputa pelo título. No próximo domingo, dia 10, eles farão o jogo que será uma final do campeonato, no Etihad Stadium, casa do Manchester City.

O campeonato inglês desta temporada parecia um torneio morto. Ao fim de dezembro, num momento claudicante do Liverpool, o Manchester City não deu brechas, abriu 14 pontos e praticamente deixou a disputa morta. Porém, o time de Guardiola caiu de rendimento de maneira assustadora e viu os Reds simplesmente pulverizarem praticamente toda a concorrência. Na verdade, os Sky Blues agradecem até hoje o pênalti de Rodri não marcado diante do Everton, que já poderia ter deixado o time vermelho na liderança.

O Liverpool, por sua vez, fez sua parte no momento mais complicado de sua temporada. Trouxe Luis Diaz, que caiu como uma luva numa fase onde Salah e Mané foram disputar a Copa Africana de Nações. Mesmo sem suas duas grandes estrelas, os comandados de Klopp simplesmente pulverizaram adversários, tiveram um desempenho assustador e foram diminuindo a distância, diminuindo a distância, até chegarem na liderança por algumas horas no último fim de semana.

É verdade, o retrospecto de Klopp no Etihad Stadium não é dos melhores. Jogando ali contra o City, o alemão dificilmente vence. Porém, fatores históricos não podem (e nem devem) ser levados em conta numa situação dessa. Guardiola, como alguém que assumiu que o alemão é o melhor rival que já enfrentou, sabe que se errar será dilacerado pela impiedosa máquina de Klopp, que vem pulverizando tudo o que vê pela frente, com exceção da Inter em Anfield. O jogo definirá o momento moral dali a frente e se ocorrer uma vitória do lado de Merseyside, dificilmente os Reds darão qualquer chance ao adversário de recuperar a ponta. 

Por outro lado, o City pode espantar um fantasma neste jogo. É preciso questionar como um time tão forte e tão rico simplesmente perdeu desempenho e deixou desaparecer uma vantagem de 14 pontos. Guardiola, por mais histórico que seja, tem de responder este questionamento mesmo que vença domingo, o que é provável que ocorra. Vale o mesmo ainda para a questão anímica. Se o City vencer, dificilmente deixará espaços para que o Liverpool volte a sonhar com seu vigésimo título nacional. O empate, ainda que favorável ao time azul de certa forma, deixará ainda tudo aberto.


Em meio a tudo isso, as duas equipes também farão um confronto decisivo nas semifinais da Copa da Inglaterra, ainda neste mês de abril. Campeão da Copa da Liga Inglesa, o Liverpool tenta voltar a conquistar a outra copa nacional depois de 15 anos, enquanto o time de Guardiola dá um valor quase obsessivo as copas nacionais, porém no último ano não foram capazes de levar a taça, deixando o troféu inédito ao Leicester City. Este jogo também apimentará uma rivalidade que já é gigantesca nos últimos tempos.

Seja lá qual for o final, quem ganha é o fã de futebol que verá mais uma vez os dois melhores times da atualidade duelaram por outro troféu como fazem praticamente todo ano. O Etihad pulsará e os olhos do mundo inteiro estarão atentos ao que acontece na industrial Manchester, num dia que pode decidir o rumo do título inglês deste ano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações