Finais dos estaduais consolidam Youtube como plataforma de transmissão de Futebol no Brasil

Por Emerson Gomes
Foto: Alexandre Battibugli

Título do Palmeiras foi transmitido pelo Youtube

O último final de semana marcou a despedida de alguns dos campeonatos estaduais de 2022, mas ficará marcado também por ser o início de uma nova era na transmissão de campeonatos de futebol pelo Brasil. Com o advento da Lei do Mandante e a distribuição das transmissões para outras mídias que não a TV trouxe também um novo concorrente nos direitos de transmissão dos campeonatos, o Youtube, de maneira direta ou indireta.

A plataforma de vídeos mais vista no Brasil adquiriu os direitos do Campeonato Paulista junto a Federação Paulista de Futebol, acompanhando o que alguns outros meios de mídia já estavam fazendo nos últimos meses. Vários outros estaduais também tiveram exibições de partidas ao vivo no Youtube, sejam elas por canais com direitos ou pelas redes de TV locais que aproveitam o boom para também ampliar sua audiência.

Ao todo quatro decisões locais foram ao ar no Youtube neste final de semana de maneira oficial, os campeonatos Amazonense, Paulista, Carioca e Paraense. E os números de audiência só consolidaram o que já era claro durante os certames, que a iniciativa teria sucesso garantido. Foram dez milhões de visualizações para o certame paulista, dois milhões para a final carioca, 142 mil para a decisão paraense e 36 mil para a Amazonense até o momento. O fato de todas as finais também serem transmitidas na TV aberta, tornam os números ainda mais expressivos.

Tais números consolidam o novo meio como viável para futuros projetos de exibição de competições pelo Mundo, devido a facilidade de qualquer cidadão com uma conexão de internet poder assistir ao evento e podendo também se dividir entre outras atividades durante a transmissão. A geração atual trata de uma maneira diferente o hábito de se sentar para assistir um evento esportivo, e resta a quem oferece tais produtos ter também em seu portfólio uma boa transmissão via streaming, seja ela entre as pagas, ou as gratuitas.


A Federação Paulista já larga na frente neste aspecto, pois já transmite seus torneios em parceria com a Eleven Sports a algum tempo, ampliando seu leque de opções também com o Youtube desde o ano passado. Outras Federações e competições devem se atentar para o novo caminho para dar maior valor a seu produto e uma melhor experiência aos espectadores. Aos amantes do Futebol resta cobrar por mais e melhores opções para que sua paixão possa ser acompanhada de qualquer parte do mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações