Brasileirão Série B 2022 começa nesta sexta-feira

Por Victor de Andrade, Emerson Gomes, Lucas Paes, Fabio Rocha e Ricardo Pilotto
Arte: O Curioso do Futebol


A bola vai rolar para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2022. A partir desta sexta-feira, dia 8, 20 clubes estarão na disputa das quatro vagas para a elite do futebol nacional em 2023 e fugindo do rebaixamento para o terceiro escalão.

Confira como estão as equipes:

Esporte Clube Bahia
Salvador-BA


Por terminar da 18ª colocação na tabela de classificação, o Tricolor Baiano é uma das caras novas para a Série B desta temporada. Para conquistar o acesso já neste ano, o Bahia precisou readequar a sua folha salarial para a disputar a competição.Apesar de ter que se livrar de alguns medalhões, a equipe de Salvador manteve algumas peças e ainda trouxe os laterais Djalma Silva e Jonathan; os zagueiros Didi e Luiz Henrique; e também o volante Rezende. 

Brusque Futebol Clube
Brusque-SC


O Brusque vem em uma crescente nesta temporada, foi campeão Catarinense, o que não ocorria há 30 anos. Além disso, Waguinho Dias renovou seu contrato após o título e vem em uma sequência de 14 jogos invictos, a maior da história do clube. O time vem em busca do acesso à Série A, já que na temporada passada brigou para não cair na competição.

Associação Chapecoense de Futebol
Chapecó-SC


Depois de ter sido rebaixado no Brasileirão Série A do ano passado e estar vivendo uma grande crise financeira, a Chapecoense fez um estadual apenas mediano, caindo nas quartas-de-final. A saída do técnico Felipe Conceição atrapalhou o planejamento do clube. Campeã em 2020, a Chape aposta em sua experiência recente na competição para brigar pelo acesso. Nomes como Simão e Jonathan devem chegar para reforçar o elenco comandado por Gilson Kleina.

Clube de Regatas Brasil
Maceió-AL


O CRB fez uma excelente campanha na Copa do Nordeste e ano passado lutou durante boa parte da campanha pelo acesso à primeira divisão do Brasileirão. Este ano, o alvirrubro deve novamente fazer campanha interessante, já que manteve parte do elenco e se reforçou, possuindo alguns nomes interessantes em seu elenco, como o meia Maicon e o atacante Anselmo Ramon, conhecidíssimo pela torcida cruzeirense. Tem virado tradição para os clubes alagoanos brigar pelo acesso e talvez ambos finalmente subam em 2022.

Criciúma Esporte Clube
Criciúma-SC


O Criciúma vive uma situação curiosa na temporada, não está na divisão principal do seu estado, o que o fez não ter calendário no início da temporada além da Copa do Brasil, qual já foi eliminado. Para esta série B o experiente treinador Claudio Tencati foi contratado, e jogadores experientes foram trazidos para a disputa. Os rodados Marquinhos Gabriel, Negueba e Thiago Alagoano são os principais destaques da equipe, que inicialmente tenta se manter na divisão para alçar voos maiores no futuro.

Cruzeiro Esporte Clube
Belo Horizonte-MG


Depois fazer uma campanha questionável e muito aquém suas tradições na temporada passada, o Cabuloso vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pelo terceiro ano consecutivo após ser rebaixado em 2019. Para conseguir ter um desempenho melhor em relação aos últimos anos e retornar a primeira divisão do futebol nacional. Apesar da perda significante do goleiro Fábio, que rescindiu o seu contrato após tanto tempo de casa, a equipe azul de Belo Horizonte trouxe o treinador uruguaio Paulo Pezzolano. Para representar o clube em campo, o goleiro Rafael Cabral; o lateral Gabriel Dias; os zagueiros Mateus Silva, Wagner Leonardo e Eduardo Brock; os volantes Filipe Machado, Fernando Neto e o atacante Edu foram alguns dos nomes que tentarão devolver o Cruzeiro a Série A de 2023.

Centro Sportivo Alagoano
Maceió-AL


O acesso que bateu na trave no ano passado é a prioridade para o clube na temporada, a manutenção de Mozart no cargo e de boa parte do elenco mostra que o objetivo da equipe é de um trabalho a longo prazo. A equipe segue firme na Copa do Brasil e no estadual que ainda está em andamento e trouxe reforços com vivência na divisão principal como o ponta Osvaldo e o centroavante Sassá tentarão levar o clube na Série A em 2023.

Guarani Futebol Clube
Campinas-SP


Depois de quase eliminar o Corinthians nas quartas do Paulistão, caindo apenas na decisão por pênaltis, o Guarani espera brigar pelo acesso e voltar à elite do futebol brasileiro. O clube segue se movimentando no mercado. Reforços chegaram ao Brinco, jogadores deixaram a equipe e o comando de futebol está de olho no mercado.

Grêmio de Foot-Ball Porto-Alegrense
Porto Alegre-RS


O Tricolor chega pela terceira vez a Série B como um dos favoritos ao acesso e claro que ao título de campeão dessa edição. O rebaixamento do Imortal foi um dos mais inexplicáveis da história do futebol brasileiro e o Grêmio possui uma saúde financeira invejável até para alguns times da Série A. O clube foi inclusive mais uma vez campeão estadual em 2021 e deve ter poucas dificuldades para retornar a elite, ficando este rebaixamento como uma mancha bizarra na história recente dos gremistas, que aliás era recheada de títulos até tal episódio.

Ituano Futebol Clube
Itu-SP


O Ituano que foi campeão Brasileiro da Série C ano passado e agora vai brigar para subir à elite do futebol nacional. O time começou a temporada com o título do Troféu do Interior e vem trazendo reforços para o Brasileirão. A equipe ainda manteve o técnico Mazola Júnior, que vem fazendo um bom trabalho em Itu.

Londrina Esporte Clube
Londrina-PR


O Londrina não vem em uma boa fase, na temporada passada a equipe ficou em 16° e por um ponto não foi rebaixada. Neste ano a equipe já trocou de técnico, após a queda na primeira fase da Copa do Brasil. A diretoria trouxe o experiente Adilson Batista para comandar o time e contratou alguns reforços para ajudar o treinador.

Clube Náutico Capibaribe
Recife-PE


Mesmo com excelente início na Série B do ano passado, o Timbu acabou oscilando no campeonato e com isso, encerrou a sua campanha no meio da tabela de classificação. Sonhando com o retorno à elite do futebol brasileiro no próximo ano, o goleiro Lucas Perri; os zagueiros João Paulo e Wellington; os meio-campistas Richard Franco e Eduardo Teixeira e os atacantes Leandro Carvalho e Ewandro, são algumas das caras novas no elenco alvirrubro.

Grêmio Novorizontino
Novo Horizonte-SP


O Grêmio Novorizontino espera dar uma mudança completa na Série B do Brasileiro, já que no Campeonato Paulista a equipe fez uma péssima campanha e acabou rebaixado. Para isto, Allan Aal, que chegou no fim do estadual, recebeu reforços e fez mudanças na equipe para alterar o panorama do início do ano.

Operário Ferroviário Esporte Clube
Ponta Grossa-PR


O Operário fez um campeonato seguro na temporada passada e agora tenta lutar pelo acesso nesta edição da Série B, para isso o clube aposta no trabalho do treinador Claudinei Oliveira, que subiu o Avaí no ano passado. O elenco está em reformulação após as eliminações no estadual e na Copa do Brasil, nomes como o goleiro Vanderlei e o volante Ricardinho chegaram. A esperança da torcida e do clube é de luta pelo acesso na temporada.

Associação Atlética Ponte Preta
Campinas-SP


Quase sempre uma favorita a boa campanha, a Ponte tem tudo para ter um ano muito complicado nesta edição da Série B. Recentemente rebaixada no Paulistão, a Macaca não vive seus melhores dias e tem um elenco fragilizado e de poucas peças realmente boas. É claro que já aconteceu de times rebaixados no Paulistão, que tem um nível particularmente alto, permanecerem nas séries B ou C e já teve até time da Série A2 brigando por acesso, mas a Ponte precisa encontrar seu norte para não fazer o torcedor sofrer em 2022.

Sampaio Corrêa Futebol Clube
São Luís-MA


A Bolívia Querida tem vivido um ano conturbado em 2022. O time não faz lá grande campanha no segundo turno do Campeonato Maranhense e caiu na primeira fase da Copa do Nordeste. Anteriormente, havia sido campeão do primeiro turno, mas viu João Brigatti deixar o clube e até o momento, Léo Condé ainda não conseguiu encaixar o time como gostaria. O Sampaio é outro clube que precisa encontrar um norte na temporada novamente para poder ter um ano pacífico na Série B, já que ano passado escapou por muito pouco do descenso para a terceira divisão.

Sport Club do Recife
Recife-PE


O Sport voltou a Série B esse ano, após uma péssima temporada passada. A equipe já trocou de técnico, Gilmar Dal Pozzo assumiu e vem fazendo um trabalho até o momento. O técnico levou o time a final da Copa do Nordeste e em uma final disputada perdeu para o Fortaleza, mas demonstra o bom trabalho que a equipe vem fazendo.

Tombense Futebol Clube
Tombos-MG


Depois de fazer uma excelente campanha na Série C e terminar como vice campeão da competição, o Gavião-Caracará é mais uma cara nova na segunda divisão do Campeonato Brasileiro desta temporada. Visando o acesso inédito para a elite do futebol nacional, o meia Lucas Santos, junto com os atacantes Ciel e Vinicius Mingotti, foram as principais contratações do time mineiro para a disputa desta Série B.

Clube de Regatas Vasco da Gama
Rio de Janeiro-RJ


Mesmo depois de não conseguir conquistar o acesso no ano passado, não tem como não colocar o Vasco no hall de favoritos no Brasileirão Série B de 2022. O Gigante da Colina montou um time formado por jogadores com histórico de acesso no segundo escalão do futebol nacional e no Carioca foi semifinalista.

Vila Nova Futebol Clube
Goiânia-GO


O Vila Nova teve campanha mediana na temporada 2021 e tenta lutar pelo acesso nesta temporada, e manteve o treinador Higo Magalhães, que está na equipe desde o segundo turno da Série B passada. A equipe está no mercado e vem anunciando reforços na última semana. Oito atletas foram anunciados nas últimas horas, jogadores como o lateral Alex Silva, e os atacantes Diego Tavares e Daniel Amorim chegaram para reforçar o elenco e lutar por acesso.


Regulamento

A Série B é disputada por 20 clubes no sistema de ida e volta por pontos corridos, com 2 turnos na competição. Em cada turno, os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do primeiro turno são realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o clube que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas do campeonato. Ao final, os quatro primeiros clubes garantem acesso para a Série A de 2023, da mesma forma que os quatro últimos serão rebaixados e garantem sua vaga na Série C de 2023. O campeão ingressará diretamente na terceira fase da Copa do Brasil de 2023.

Assim como na Série A, essa é a segunda edição do torneio com limite de troca de técnicos. Esse também será a primeira edição que todos os jogos irão contar com o árbitro assistente de vídeo (VAR) a partir do primeiro turno.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações