Amílcar Barbuy - O primeiro jogador do Corinthians a ir para a Seleção Brasileira

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Amílcar Barbuy foi o primeiro jogador do Timão a ser convocado para a Seleção Brasileira

Nesta sexta-feira, dia 29 de abril de 2022, está marcando os 129 anos do nascimento de Amílcar Barbuy. Por este motivo, hoje iremos recapitular o momento em que o ídolo corintiano da década de 10 foi convocado para defender as cores da Seleção Brasileira e até os dias atuais, é lembrado como o primeiro jogador do clube do Parque São Jorge a jogar pela Amarelinha.

Nascido em Rio das Pedras, município localizado na região intermediária de Campinas, Amílcar já tinha alguma ligação com a equipe alvinegra por conta de sua família, que já era vinculada a equipe desde 1910, ano em que o Corinthians foi fundado. Inclusive, Hermógenes Barbuy, que era um litógrafo, foi quem desenhou os quatro primeiros símbolos da história do Timão.

Apesar disso, o jovem Amílcar que tinha apenas 19 anos de idade, só conseguiu se tornar jogador de futebol profissional do Coringão em 1912. Antes disso, o atleta jogava no Botafogo da várzea do Bom Retiro. Sua primeira partida pelo clube do Parque São Jorge aconteceu no dia 7 de setembro de 1913, como titular. Nesta data, o Corinthians venceu a equipe do Pinheiros pelo placar de 2 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Paulista daquele ano.

Além de ser o capitão do time, sempre demonstrou muita técnica em campo e um espírito de liderança bastante forte. Com isso, em 1916, Barbuy se tornou o primeiro atleta alvinegro a ser convocado para defender a Amarelinha. Nesta época Amílcar ainda jogava de centroavante, mas a partir do ano seguinte, foi recuado para fazer a função de meia atacante, posição em que o jogador conseguiu se consagrar de maneira definitiva.

Representando o Timão, defendeu o Brasil na disputada do Campeonato Sul-Americano de 1916, que foi disputado na Argentina. Seus títulos pela Amarelinha viriam na duas edições seguintes da competição que hoje conhecemos como Copa América, ainda como jogador do clube alvinegro, onde permaneceu até 1923.


Defendendo as cores do Corinthians, fez 211 partidas, anotou 93 gols e conquistou os campeonatos paulistas de 191419161922 e 1923. Jogando pela Seleção Brasileira no mesmo período em que estava no Timão, disputou um total de 16 partidas, marcou cinco títulos e foi bicampeão do campeonatos sul-americano em 1919 e 1922.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações