A suspensão por doping de Maradona em 1991

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Maradona ficou 15 meses suspenso

Um dos maiores jogadores da história do futebol, Diego Armando Maradona Franco teve altos e baixos. Em campo era um gênio que todos paravam para ver, mas fora decepcionava seus fã e quem o admirava. No dia 8 de Abril de 1991, o craque foi suspenso por 15 meses pela Fifa, após ser flagrado no antidoping por uso de cocaína.

Hoje completa 31 anos da suspensão, mas o jogo que gerou o ocorrido aconteceu no dia 17 de março, quando o Napoli venceu o Bari por 1 a 0. Maradona era ídolo do time italiano, ele mudou a história do clube, agregou títulos importantíssimos e era amado por todos.

As drogas sempre foram um problema na vida de Maradona, o próprio jogador já assumiu que começou a usar em sua passagem pelo Barcelona, iniciada em 1992. Mesmo tendo confessado, o craque nunca tinha sido pego no doping, mas não passou dessa vez.

Em sua autobiografia “Yo Soy El Diego de La Gente”, Maradona afirmou que estava limpo nessa época e que foi alvo de fraude por parte dos italianos, pois na semifinal da Copa do Mundo de 1990, o jogador eliminou a Itália e incitou os napolitanos a torcerem pela seleção Argentina. “Foi uma manobra, eu juro. Naquela partida contra o Bari eu estava limpo”.

Após sua suspensão, o jogador deixou a Itália e retornou ao seu país, mas alguns dias depois, ele foi preso em um apartamento em Buenos Aires. A polícia considerou que a quantidade de droga apreendida era demais para o consumo próprio. O craque não chegou a ficar preso e voltou a ficar livre pela Argentina.


Depois da suspensão, Maradona voltou a jogar, mas dessa vez pelo Sevilla. O camisa 10 não ficou muito tempo no time espanhol e já voltou para jogar na Argentina pelo Newell's Old Boys. Mesmo com toda a turbulência que ele passou, o craque não parou de usar dorgas e anos depois foi pego novamente no doping, inclusive na Copa do Mundo de 1994, mas desta vez por efedrina.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações