A passagem de Toninho Cerezo pela Roma

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Toninho Cerezo jogou na Roma entre 1983 e 1986

Antônio Carlos Cerezo, popularmente conhecido apenas pela sua alcunha de Toninho Cerezo, está celebrando o seu 67º aniversário nesta quinta-feira, dia 21 de abril de 2022. Por isso, hoje relembraremos a passagem do meia pela equipe da Roma, que aconteceu entre 1983 e 1986.

Após ser revelado pelo Atlético Mineiro e defender o Galo de 72 a 83, tendo sido emprestado para o Nacional de Manaus entre 73 e 74, a equipe da Roma comprou Cerezo, junto ao Galo por 10 milhões de dólares. Na época, a transferência do brasileiro ao futebol italiano igualou a de Zico quando foi vendido para a Udinese.

Com a camisa Giallorossi, Toninho demorou para se adaptar ao clima da capital. Apesar do frio, um dos fatores determinantes para que o jogador demorasse a se acostumar com sua nova casa, conseguiu vencer dois títulos ao longo de sua passagem.

Mesmo tendo mostrado um excelente futebol enquanto atuava no clube alvinegro de Belo Horizonte, sua condição de titular se devia muito pela questão das frequentes contusões do italiano Carlo Ancelotti. Conseguiu ter uma excelente sequência dentro de campo ao atuar nas 50 partidas disputada pela Roma na temporada e ainda ser um dos grandes destaques do time amarelo e vermelho da capital italiana. E detalhe que, por conta de alguns problemas físicos, teve de jogar na base do sacrifício, já que vinha de uma meia temporada enquanto defendia o Atlético Mineiro.

A melhor memória que a torcida da Lupa guarda sobre o Patrão da Bola foi o gol que garantiu o título da Coppa Itália em 1986, conquista essa que já havia acontecido dois anos atrás. Cerezo chegou a ser convocado para defender a Amarelinha na Copa do Mundo do México, mas teve de ser cortado por conta de uma grave lesão. Apesar disso, ele retornou a Itália e disputou a final do torneio. Pouco tempo depois, foi vendido à Sampdoria no meio de 86.


Na sequência de sua carreira como jogador, defendeu também São Paulo, Cruzeiro, Lousano Paulista e ainda voltar ao Tricolor Paulista, antes de pendurar as chuteiras após defender o clube que o consagrou para o futebol entre 1996 e 1997. Aposentado, continuou no meio do futebol e se tornou treinador. Atlético Mineiro, Vitória, Kashima Antlers, Guarani, Al-Hilal, Al-Shabab, Al-Ain e Sport foram os time treinados por Toninho.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações