A passagem de Rivaldo pelo Corinthians

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Rivaldo jogou pelo Timão entre 1993 e 1994

Rivaldo Vítor Borba Ferreira, conhecido apenas como Rivaldo, está completando o seu 50º aniversário neste dia 19 de abril de 2022. Por isso, nessa terça-feira, vamos relembrar a passagem do meio campista pelo Corinthians, que aconteceu entre 1993 e 1994.

Nascido em Paulista, cidade localizada no estado de Pernambuco, Rivaldo começou sua carreira futebolística jogando nas categorias de base do Paulistano em 89 e depois ainda se transferiu para a equipe juvenil do Santa Cruz em 90. Iniciou sua trajetória como atleta profissional no Tricolor Pernambucano neste mesmo ano e por lá permaneceu até 92.

Após defender as cores da equipe de Recife, rumo para o Mogi Mirim, clube pelo qual defendeu até metade de 93. Acabou fazendo sucesso no time que ficou conhecido como "Carrossel Caipira" e, em seguida, foi emprestado ao Corinthians juntamente com Admilson e Leto. Além disso, Válber, que também jogava no Sapo, foi contratado em definitivo pelo Timão.

Já vestindo a camisa alvinegra da capital paulista, o meia fez sua estreia no dia 11 de julho. Neste dia, o time do Parque São Jorge bateu o Vasco da Gama pelo placar de 4 a 3. O jogo diante do Gigante da Colina era válido pelo Torneio Rio-São Paulo e o jovem de apenas 21 anos de idade já começou a partida entre os 11 iniciais.

Pelo Brasileiro daquele ano, foi um dos grandes destaques da equipe ao marcar 11 gols e teve seu empréstimo prorrogado por mais um ano. Vale lembrar que o Corinthians, naquele certame, perdeu apenas uma partida, porém, crucial: para o Vitória, na Fonte Nova, resultado que foi importante para colocar o time baiano na decisão e deixar o Timão fora.

Entretanto, no Campeonato Paulista de 94, após um bom início, Rivaldo não conseguiu atuar tão bem quanto na competição nacional do ano anterior. As notícias de que o Corinthians não tinha condições de contratá-lo em definitivo e que o Mogi Mirim não aceitava um novo empréstimo também influenciaram no desempenho do meia.

Depois de defender as cores corintianas em 62 oportunidades e marcar 22 gols ao longo de sua passagem, a Parmalat, que era a patrocinadora master do Palmeiras na época, pagou o valor pedido e o meio campista rumou para o clube alviverde. Logo na primeira competição, o Brasileirão de 1994, o Verdão foi campeão justamente em cima do Corinthians, com Rivaldo sendo fundamental nos dois jogos decisivos.


Na sequência de sua carreira ainda rodaria pela Europa ao jogar por equipes Deportivo La Coruña, Barcelona e Milan. Jogou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, sendo vice em 1998 e campeão em 2022, com status de estrela, ao lado de Ronaldo. Atuou também por Cruzeiro, Olympiacos, AEK Atenas, Bunyodkor, São Paulo, Kabuscorp e São Caetano. Para encerrar a sua carreira como jogador de futebol profissional, voltou para o Mogi Mirim e ficou no Sapão de 2013 a 2014, quando pendurou as chuteiras.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações