A passagem de Gilberto pelo Flamengo, quando jogou com o irmão Nélio

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Gilberto e seu irmão Nélio jogaram juntos no Flamengo em 1996

Gilberto da Silva Melo, popularmente conhecido apenas como Gilberto, está completando o seu 46º ano de vida neste dia 25 de abril de 2022. Por isso, hoje iremos relembrar a passagem do lateral esquerdo pelo Flamengo, que aconteceu entre 1996 e 1997. No seu primeiro ano vestindo o manto rubro-negro, atuou junto com o seu irmão Nélio.

Natural do Rio de Janeiro, disputou a Copa Rio Sul de Futsal em 1993, com 17 anos de idade e foi campeão com o time de Barra do Piraí, inclusive marcando o gol do título. Ainda neste ano, o jovem se tornou jogador de futebol de campo, seguindo os passos de seus irmãos Nélio e Nenei, que já eram jogadores de futebol. O primeiro já se encontrava no Flamengo.

Após se profissionalizar no America do Rio e jogar algumas partidas pelo Mecão entre 1994 e 1995, Gilberto se transferiu para a equipe do Flamengo em 1996. Apesar de ter sido contratado no início do ano, já era o titular absoluto na lateral esquerda quando o clube rubro-negro conquistou da Taça Guanabara, Taça Rio e do Campeonato Carioca. A equipe mais popular do país também contava com Romário no setor ofensivo.

A grande curiosidade dessa época é que um irmão mais velho de Gilberto, o meio-campista Nélio. Remanescente da geração da base do Flamengo, que tinha nomes como Djalminha e Marcelinho Carioca, Nélio havia sido campeão da Copa do Brasil de 1990, o Campeonato Brasileiro em 1992 pelo Rubro Negro e ainda continuava no clube.

Em 97, o Mengão ganharia a Copa dos Campeões Mundiais e a Copa Ouro Sul-Americana. No torneio que envolvia o times que conquistaram o mundo, o Fla tinha a zaga sendo composta por Fabiano e Junior Baiano, passou muita segurança a equipe, principalmente na vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo na final. Apesar de ter um time bem jovem, 

Porém, ainda na metade da temporada, perdeu sua vaga no time para Athirson. Só voltaria a retomar a sua posição no time titular quando o seu companheiro de equipe foi emprestado para o Santos. Apesar de ter reconquistado a sua posição no time time titular, não teve muito tempo de aproveitar, já que acabou sendo vendido para o Cruzeiro.


Na sequência da sua carreira, ainda defendeu equipes como Internazionale, Vasco da Gama, Grêmio, São Caetano, Hertha Berlim, Tottenham, retornou ao Cruzeiro, Vitória, América Mineiro e ainda teve uma outra passagem pelo America. Entre 2003 e 2010, defendeu a Seleção Brasileira e jogou dois Mundiais, mas como reserva. Foi então, que em 2014, Gilberto encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional após defender o Araxá.

Ao todo, Gilberto jogou um total de 116 partidas com a camisa do Flamengo entre 96 e 97. Só atuou ao junto do irmão em seu primeiro ano, que na temporada seguinte, Nélio foi para o Fluminense.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações