Roger e os tempos de jogador do Grêmio

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Roger em um de seus primeiros jogos pelo Grêmio

Um dos grandes jogadores da história do Grêmio completa hoje 47 anos. Roger Machado Marques, mais conhecido apenas como Roger, nasceu em Porto Alegre, no dia 25 de abril de 1975. O lateral esquerdo conquistou praticamente todos os títulos possíveis pela equipe gaúcha e se tornou um dos grandes ídolos.

A história do jogador com o clube começou em 1991, quando Roger chegou para fazer um teste e conseguiu passar aos 16 anos. O lateral ficou três anos atuando pela base do clube até conseguir ter oportunidade na equipe principal. O Grêmio não passava por um momento e precisava de uma renovação.

No final de 1993, o Felipão treinou o clube e o Grêmio tinha voltado a elite do futebol brasileiro, pois tinha sido rebaixado no começo da década. A diretoria precisava cortar custos e por isso precisou usar a base, foi nesse esquema que Roger teve sua grande oportunidade, junto com outros jogadores da base.

A partir de 1994, os jogadores que tiveram oportunidades junto com Roger, começaram a ter mais chances no profissional. Com as boas atuações, o lateral foi se consolidando na equipe profissional, surpreendendo positivamente o técnico e a diretoria. Logo na primeira temporada, os jovens da base ajudaram a equipe gaúcha a conquistar o Campeonato Gaúcho e o da Copa do Brasil.

O Grêmio voltou a ser protagonista no futebol brasileiro, com os jovens atletas. Roger foi o que mais se firmou na equipe e permaneceu na equipe titular para a próxima temporada. O ano de 1995 foi histórico para o clube e para o jovem lateral, que ajudou a equipe a conquistar novamente o Campeonato Gaúcho e também o grande título da Copa Libertadores.

A época vitoriosa do clube continuou, com isso Roger já era idolatrado pela torcida e já se tornava um dos grandes jogadores da história do clube, com conquistas históricas. Em 1996, o lateral conquistou outro título inédito em sua carreira, dessa vez foi Campeão Brasileiro.

Os anos vitoriosos do Grêmio ainda não tinham acabado e Roger cadê vez mais colocando seu nome na história do clube. O lateral vivia um início de carreira fantástico e mais um ano conquistando grandes títulos. Em 1997, o clube venceu novamente a Copa do Brasil, com Roger sendo destaque na final, e venceu a Recopa Sul-Americana.

Em 1998, foi um ano fora de curva para a equipe, pois não conseguia conquistar nenhum título, acabou passando em branco na temporada. Mas em 1999, o clube voltou a vencer, novamente o Grêmio ganhou o Campeonato Gaúcho e também venceu a Copa Sul.

Após esses grandes anos vitoriosos, o Roger sofreu em sua carreira com lesões e isso prejudicou muito o atleta a ter continuidade nas outras temporadas. O lateral era um grande líder dentro da equipe e com um grande ídolo na história do clube. Com o tempo fora, o jogador começou a estudar as partes táticas, com apoio do técnico Tite.

Em 2001, o jogador voltou a ter uma sequência maior, como terceiro zagueiro no esquema do técnico Tite e voltou a ser campeão com a equipe gaúcha. O Grêmio venceu novamente a Copa do Brasil e também o Campeonato Gaúcho. Após anos de conquistas, o lateral mesmo atuando como terceiro zagueiro foi convocado para a Seleção Brasileira para atuar na lateral na Copa América.

Após todos esses anos vitoriosos e construindo uma linda história, o jogador voltou a sofrer com lesão e o Grêmio novamente voltou a ter uma crise financeira, precisando se desfazer de alguns atletas. Roger ainda permaneceu no clube até 2003, mas sem conquistar mais nenhum título e o clube ainda precisava diminuir sua folha salarial, pois na época a crise permanecia pelo clube gaúcho. Após a saída da equipe, o jogador teve mais alguns anos como jogador e depois se aposentou.

Com a aposentadoria, Roger se dedicou a se tornar treinador e ficou estudando por alguns anos. O ex-jogador começou a treinar o Juventude em 2014 e passou pelo Novo Hamburgo em 2015, ainda neste ano o grande ídolo gremista recebeu uma proposta do clube para fazer uma renovação no elenco.


Após sua chegada, o Grêmio entrou nos trilhos e foi com ele que começou a era vitoriosa do clube, que conquistou grandes títulos com o outro ídolo Renato Gaúcho. Em 2016, Roger foi demitido do clube, mas teve grande importância naquele elenco vencedor.

Após anos longe do Grêmio, o treinador retornou nesta temporada de 2022 para ajudar a equipe na disputa da Série B. O time gaúcho vive um momento horrível, Roger veio para tentar colocar a equipe nos trilhos novamente e tentar voltar para a elite do futebol brasileiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações