A passagem de Finidi George pelo Ajax

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Finidi defendeu o Ajax por três temporadas

Finidi George, conhecido também como George Finidi, está completando o seu 51º aniversário nesta sexta-feira, dia 15 de abril de 2022. Por este motivo, hoje vamos relembrar a passagem do ala pelo Ajax, que aconteceu entre os anos de 1993 e 1996.

Nascido em Port Harcourt, que além de ser uma capital, é considerada a maior cidade do estado de Rivers, localizada na Nigéria, Finidi defendeu três clubes de seu país antes de rumar para a Europa. Em 89, jogou no Calabar Rovers. No ano seguinte, atuou pelo Nacional de Iwuanyanwu e de 91 a 93, esteve nos Tubarões.

Foi então, que na metade de 1993, George chegou a Holanda para defender o AFC Ajax. Junto com ele, foi o seu compatriota Nwankwo Kanu. Naquele momento, ambos ainda jovens, chegavam a uma equipe que já contava com grandes nomes do futebol como van der Sar, Overmars, Davids, Blind, Seedorf, Rijkaard, Litmanen, Kluivert, além dos irmãos De Boer. Todas esta peças estavam sendo orquestradas por ninguém mais ninguém menos do que Louis van Gaal, que levou o clube de Amsterdam ao topo do mundo em pouco tempo.

O processo de adaptação do ala com o time holandês foi mais rápido do que se imaginava. Marcou quatro gols em 27 jogos disputados e ajudou os Godenzonen a conquistar Eredivisie daquela temporada. Nos dois anos seguintes, Finidi voltou a ser uma peça importante para que a equipe da capital holandesa também conquistasse a principal competição nacional. Além disso, atuando como titular, jogou algumas finais seguidas. Inclusive, a final da UEFA Champions League da temporada 94-95, que acabou sendo vencida pelo clube de Amsterdam na final sobre o Milan.


Assim que saiu do Ajax, ainda defendeu equipes como o Real Betis, Mallorca e Ipswich Town. Depois de sua segunda passagem pelos Piratas, encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional em 2004, com 33 anos de idade.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações