O fantástico Brasileirão de Alex Mineiro em 2001 pelo Athletico Paranaense

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Alex Mineiro fez a diferença para o Furacão nas finais do Brasileirão de 2001

Alexander Pereira Cardoso, mais conhecido como Alex Mineiro, completa hoje 46 anos. Nascido em Belo Horizonte, no dia 15 de março de 1975, o atacante foi essencial em alguns títulos. A principal conquista foi em 2001, pelo Athetico Paranaense, quando o clube foi campeão Brasileiro e Alex foi a grande estrela.

O jogador chegou no início da temporada de 2001 e foi fundamental na grande conquista da equipe. Tinha muitos times de qualidade naquele ano, que brigavam pela conquista, com grandes estrelas. Romário fazia parte de uma das estrelas, tanto que foi o artilheiro da competição.

Mesmo sem ser o artilheiro, Alex ficou logo atrás na artilharia do campeonato e ainda se consagrou campeão. Na primeira fase, o atacante ajudou a equipe a marcar mais gols, além da movimentação que ajudava seus companheiros a marcar. Era um jogador muito rápido e com um poder de finalização altíssimo.

Alex terminou a primeira fase com 9 gols marcados, ajudando o Athletico a terminar entre as melhores campanhas do Brasileirão. Mas a grande ajuda veio na parte decisiva da competição, no mata-mata. O atacante foi o grande jogador do campeonato nessa fase, fazendo gols importantíssimos para a equipe.

Dos dez gols que o Athletico fez na fase final da competição, oito foram de Alex. Ele foi o grande craque daquela reta final. O jogador carregou a equipe até a final, quando enfrentou o São Caetano, que foi o líder geral da primeira fase.

Na final, o jogador marcou seu nome na história do clube. No primeiro jogo o São Caetano estava ganhando por 2 a 1, dentro da Arena da Baixada, e Alex Mineiro só faltou fazer chover no estádio. O atacante marcou três gols e virou a partida para o Athletico, dando a vantagem para a equipe na partida final.


O segundo jogo, para completar a grande temporada e o fantástico campeonato que fez, Alex Mineiro marcou o gol do título no 1 a 0 da partida decisiva. O atacante terminou a competição com 17 gols e ganhou o prêmio do Bola de Ouro, como o melhor jogador do campeonato, feito pela revista Placar.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações