Mais sobre o Chelsea - Dúvidas sobre o futuro em meio a venda autorizada

Por Lucas Paes
Foto: Reprodução/Sky Sport HD

Havertz pode ser um dos que sairá

Em meio a uma temporada onde ainda compete forte pelo bicampeonato europeu, o Chelsea viu se enforcado por uma crise sem precedentes com as sanções governamentais ao time nos últimos dias. Finalmente, uma luz começa a se abrir no horizonte dos Blues, já que o governo pelo menos decidiu que facilitará a venda do clube. Porém, mesmo a venda deixa o futuro da principal força do futebol de Londres nos últimos anos mais lotada de dúvidas do que de certezas. 

Para entender o futuro dos Blues é preciso entender o passado. O Chelsea nunca foi exatamente um dos grandes do futebol inglês. Apesar de ter uma torcida grande, o time londrino só foi começar a se acomodar ao topo e brigas por título, mas era presença constante na divisão do topo até se complicar por dívidas adquiridas ao reformar o Stamford Brige nos anos 1970. A década seguinte foi de quedas e quase falência, até Ken Bates comprar e reconstruir, na medida do possível, o clube. Nos anos 1990, primeiro sob a batuta de Gullit e depois sob Vialli, o clube obteve algum sucesso nacional e continental, até sua história ser transformada com a chegada de Abrahmovic.

Com o dinheiro do magnata russo, aproveitando uma estrutura já melhorada e transformando ela em algo de elite, os Blues viveram o melhor período de sua história nos últimos 20 anos, mas agora Abrahmovic terá de abrir mão do clube e a torcida pode passar por um período que muitos torcedores atuais nunca viveram, com as incertezas sobre o novo dono e sobre o que será do clube. 

O Chelsea tem um valor bilionário de mercado para quem quiser comprá-lo e, é necessário afirmar, uma estrutura pronta para fazer quem comprar o clube faturar um bom dinheiro com o investimento. O problema é que as sanções balançaram essa fundação e uma possível demora na definição da situação pode definhar todo o legado que levou o time ao recente titulo mundial, por exemplo. Jogadores já procuram meios legais para romper contrato e certamente rivais ingleses estarão de olhos nas oportunidades de mercado. Reconstruir o elenco pode complicar muito a vida do atual campeão europeu.

O problema do futuro dos Blues é, sem sombra de dúvida, a incerteza que vem com um novo dono. Não há garantias que quem compre a instituição seja habilidoso como era Abrahmovic nas questões envolvidas em ser dono de um clube, a despeito de o que o russo representa. Mesmo sendo, tecnicamente, uma máquina eficaz de fazer dinheiro, passos errados podem fazer os Blues retornarem aos terríveis tempos anteriores aos anos 1990. 


É complicado demais fazer um exercício de futurologia e imaginar o que virá no amanhã do time que caminhava para se tornar um dos gigantes da Inglaterra. É difícil sim imaginar que o time deixe de ser uma força, já que a estrutura ajudará quem quer que seja o novo dono, mas passos administrativos errados podem simplesmente destruir esse legado e a gestão das possíveis perdas que virão, seja de jogadores ou de dinheiro, terá de ser extremamente competente para não dar passos atrás. Difícil não é impossível, e por mais difícil que seja, existe a possibilidade de estarmos testemunhando um fim de uma era. Este com certeza é o aspecto mais assustador para a torcida. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações