Luto! AVC mata Hugo Gambrisa, lendário jogador da Região Norte do país

Com informações da Agência Futebol Interior
Foto: arquivo

Hugo Gambrisa tinha 86 anos

Mais um dos craques do passado nos deixou na manhã dessa quarta-feira. Vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) faleceu, na cidade de Manaus-AM, o ex-jogador Hugo Sena Pinto, o Hugo Gambrisa, de 86 anos (ele nasceu dia 21 de setembro de 1935, no Acre). O atleta fez história nas décadas de 1950 e 1960 nas equipes do Atlético-AC, Independência-AC, Nacional-AM e Rio Negro-AM.

Trajetória - O site “Na Marca da Cal”, que destaca o futebol do Estado do Acre, mergulhou na obra Baú Velho, do autor Carlos Zamith, para contar um pouco da história do ex-jogador Hugo Gambrisa.

Conforme a obra do manauara, o atleta iniciou carreira no início dos anos de 1950 pela extinta equipe do Boulevard-AC, transferindo-se para o Atlético Acreano, onde fez parte da equipe que conquistou o título acreano de 1952. Hugo também venceu um tricampeonato com a camisa do Independência nas temporadas de 1954/1958/1959.

No entanto, no último ano da década de 1950, ele optou por uma transferência para o futebol manauara, após convite do desportista Álvaro Maranhão para atuar pelo Santos, do bairro de Cachoeirinha, onde ficou apenas três partidas e decidiu migrar para o Auto Esporte-AM.

O bom futebol apresentado pelo atacante acreano culminou com uma transferência para o Nacional-AM, em 1963. Neste mesmo ano, Hugo ajudou o Leão manauara a conquistar o título e evitar o tricampeonato do Rio Negro. Um ano depois, Hugo marcou o gol do título do bicampeonato do Leão no clássico “Rio-Nal”, o primeiro da era profissional organizado pela federação manauara, então chamada, à época, de FADA. Nas temporadas de 1965, 1966 e 1967, Hugo se transferiu para o Rio Negro-AM.

O ex-jogador também fez parte das seleções dos estados do Acre (1957) e Amazonas (1960-1962). Pelo selecionado acreano, Hugo jogou ao lado de Tinoco, Antônio Léo, Mozarino, Boá, Cidico, José Cláudio, Carrión, Pedro Feitosa, Fued, Touca e Moisés.


Fim de carreira - Hugo Gambrisa encerrou a carreira aos 32 anos, após sofrer uma fratura da tíbia e perônio, num lance infeliz com o atleta fastiano Valdir Lima, amigo de trabalho no London Bank. O jogo foi disputado dia 26 de abril de 1967, na Colina, em Manaus-AM, com público de 3.181 torcedores, pelo certame amazonense, com vitória do Rolo Compressor por 2 a 0.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações