Luisinho - Um volante multi-vencedor no Vasco, mas que sofreu com lesões

Por Fabio Rocha
Foto: Juha Tamminen

Luisinho teve três passagens pelo Vasco

Luís Carlos Quintanilha, mais conhecido como Luisinho, completa hoje 57 anos. O jogador nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de março de 1965. Foi em sua cidade natal, que ele se destacou no futebol, iniciando a carreira pelo Botafogo e depois com algumas passagens pelo Vasco.

O jogador ficou 8 anos como jogador profissional do Botafogo e no final de 1990 se transferiu para o rival. Logo em que chegou, Luisinho ganhou a vaga de titular da equipe como primeiro volante e começou a ter destaque no Gigante da Colina. No primeiro ano pelo clube o atleta não conquistou nenhum título, mas estava jogando em alto nível.

A sua segunda temporada tudo começou a melhorar, além de seu rendimento, o time também evoluiu e com isso foi campeão Carioca em 1992. Com as belas atuações do volante, a seleção brasileira ficou mais perto para o jogador, que continuou em alto nível e consequentemente foi chamado para atuar pelo Brasil.

Em 1993 as coisas continuaram da mesma forma e novamente o Vasco foi campeão Carioca. Não tinha mais como deixar o jogador de fora da lista de convocados. No mesmo ano foi chamado para disputar a Copa América, mas o Brasil acabou não vencendo a competição.

No meio do ano de 1993, o jogador acabou sendo emprestado para a Espanha, para jogar no Celta de Vigo. Luisinho ficou na Espanha por apenas 6 meses e logo retornou ao Vasco no final da temporada.

Já em 1994, o começo da temporada continuou igual, com o Vasco conquistando o Tricampeonato Carioca. Mas o jogador ficou apenas 4 meses e logo na sequência saiu do clube, se transferiu para jogar no poderoso Corinthians na época, que estava formando um bom time. Mesmo sendo chamado para a Copa América no ano anterior, o jogador acabou não sendo lembrado para jogar a Copa do Mundo.

O jogador não deu certo no Timão e retornou ao Vasco. Luisinho sofria com decorrentes lesões, que deixavam o atleta fora de algumas partidas e isso com o tempo foi se agravando.

Após dois anos do seu retorno, o jogador conseguiu conquistar um título inédito na sua carreira. O Vasco se consagrou campeão Brasileiro de 1997 e o jogador sendo um grande destaque da equipe. Aquele ano foi especial para o atleta, pois seria uma das últimas temporadas que o jogador conseguiu ficar sem tantas lesões e atuar em alto nível.

Em 1998 o Vasco ganhou a tão sonhada Libertadores, e o jogador estava no elenco. Luisinho acabou não atuando muito por conta das graves lesões e ficou poucos jogos disponíveis. Além da Liberta, o Gigante da Colina também foi campeão Carioca.


Em 1999 e 2000 o jogador passou por muitos momentos difíceis por conta das variadas lesões que teve e não conseguiu jogar direito. Mesmo assim fez parte do time campeão de 99 da Taça Rio-São Paulo e no ano seguinte o título da Mercosul.

Após o título conquistado da Mercosul, Luisinho estava com 35 anos, ainda em uma faixa etária que daria para continuar jogando. Mas por conta das lesões o jogador preferiu encerrar sua carreira e deixou um grande legado no Vasco da Gama, sendo ídolo da torcida e do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações