Barbosa e a ligação com o Vasco da Gama

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Barbosa teve duas passagens pelo Vasco da Gama ao longo da carreira

Natural da cidade de Campinas, localizada no interior do estado de São Paulo, Moacyr Barbosa Nascimento, mais conhecido apenas como Barbosa, estaria completando mais um aniversário neste domingo se estivesse vivo. Por isso hoje, dia 27 de março de 2022, vamos relembrar a ligação do goleiro com o Vasco da Gama, clube onde se encontra no ranking de jogadores que mais atuaram com a camisa vascaína.

Lá no principio de sua trajetória, Barbosa atuava como ponta de lança pelo lado esquerdo no extinto Comercial da Capital. Quando se transferiu para o Clube Atlético Ypiranga em 1942, já jogava como goleiro. No Glorioso, o campineiro ficou até 1944, ano em que sua vida futebolística passaria a ser contada de um outra maneira.

Por conta de suas grandes atuações na equipe da capital paulista, o guarda redes chamou a atenção do Vasco da Gama, que acabou o contratando para tomar o posto que era ocupado por Rodrigues. Porém, a tão sonhada vaga na equipe titular do Cruzmaltino no ano seguinte. A partir de 1946 então, ele tomou a posição e permaneceu até 1956. Sua estreia aconteceu no dia 18 de março de 1945, quando o time do Rio de Janeiro, que excursionava no Rio Grande do Sul, goleou o Grêmio pelo placar de 6 a 1 em um amistoso.

Para a sua sorte, Barbosa fez parte de um momento muito bom do Vasco. Naquela época, o Gigante da Colina montava o 'Expresso da Vitória', que foi uma das maiores e melhores equipes da sua história. Fazendo parte do excelente elenco que o time carioca tinha, conquistou os campeonatos estaduais de 1945, 1947, 1949, 1950, 1952 e 1958. Esta última conquista aconteceu em sua segunda passagem. 

Uma campanha que o goleiro também teve uma excelente participação e acabou sendo destaque da equipe foi no Campeonato Sul-Americano de Campeões de 48, torneio continental criado antes da Libertadores da América que conhecemos hoje.

Barbosa defendeu as cores do Vasco em 431 oportunidades, somando as suas duas passagens que aconteceram de 1945 a 1955 e 1958 até 1962. Esteve presente em 282 vitórias, 74 empates e 75 derrotas do clube carioca. Ao conquistar 15 títulos pelo Gigante da Colina, o guarda redes se tornou o jogador mais premiado do Vasco da Gama. O guarda redes também é o terceiro em número de vitórias, ficando atrás apenas de Roberto Dinamite (555 vitórias) e Sabará (346 vitórias). 

Além disso, ele é até hojeo goleiro com mais vitórias atuando pelo clube, à frente dos ídolos Carlos Germano (254 vitórias) e Acácio (237 vitórias).


Na sequência de sua carreira, ainda jogou na equipe do Campo Grande-RJ em 1962. Assim que encerrou o seu vínculo com o Campusca, Barbosa anunciou o fim de sua carreira como jogador de futebol profissional aos 41 anos de idade.

No dia 7 de abril de 2000, Barbosa veio a falecer na Praia Grande-SP, cidade onde morava com uma filha adotiva. O ex-goleiro morreu devido a uma parada cardiorrespiratória, após complicações de um AVC.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações