Araceli Nunez Leguizamon - A guerreira que defende a meta da Seleção Paraguaia Sub-17

Por Edson de Lima, especial para O Curioso do Futebol e A Vitrine do Futebol Feminino
Foto: Staff Images Woman/Conmebol

Araceli foi a goleira da Seleção Paraguaia no Sul-Americano Feminino Sub-17

O Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-17, realizado no Uruguai, terminou com o Brasil conquistando o título de forma invicta e garantindo assim a classificação para o Mundial da categoria que será disputado na Índia de 11 a 30 de outubro de 2022.

Como em qualquer torneio de base, tivemos destaques em várias seleções que estiveram envolvidas, como a atacante brasileira Ingrid "Jhonson", artilheira da competição, a também atacante colombiana Linda Caicedo e a volante e capitã chilena Catalina Figueroa, só para falarmos das equipes que alcançaram a classificação para o Mundial.

O Paraguai ficou em 4° lugar e por pouco também não foi uma das classificadas, perdendo esta oportunidade na última partida do quadrangular final diante das chilenas. Neste cenário onde as jovens atletas em formação e que pertencem a seleções nacionais, vivenciam os primeiros desafios esportivos, falamos com o destaque da seleção paraguaia, a goleira Araceli Nunez Leguizamon.

Em entrevista exclusiva para a parceria O Curioso do Futebol e A Vitrine do Futebol Feminino, ela nos fala de suas expectativas da carreira no futebol feminino, que está apenas começando.

O Curioso do Futebol - Para começar nos conte sobre você, onde nasceu, quais esportes pratica ou praticou antes do futebol e se existem outros esportistas na sua familia?

Araceli -  Nasci na cidade de Fernando de la Mora em 6 de agosto de 2005. Na minha família ninguém é esportista amador ou profissional. Eu sempre pratiquei o futebol, pois é o esporte que eu mais gosto. Na verdade, sou uma jovem normal, gosto de assistir séries na TV no meu tempo livre e passar bons momentos com a família e os amigos.

OCDF -  Porque você escolheu a posição de goleira?

Araceli - Quando eu tinha 9 anos comecei a jogar em uma escolinha de futebol. Em princípio atuava de volante pela direita e me dei conta com o tempo que não gostava de correr. Aí aos 12 anos pedi para mudar de posição e me colocaram como goleira. Rapidamente me adaptei e passei a gostar de jogar como goleira, e o mais importante, eu percebi que me saia bem e que tinha mais potencial do que jogando de volante. Hoje em dia apesar de minha pouca idade, vejo que foi a melhor decisão ter mudado de posição e ter me tornado goleira.

OCDF - Quais são as condições para uma jovem como você se desenvolver atuando no futebol feminino do Paraguai?

Araceli - No Paraguai o futebol feminino está se profissionalizando aos poucos. Por isso em minha opinião, o mais importante que deve ter uma atleta jovem como eu que tem o sonho de se dedicar profissionalmente ao futebol, é ter muita capacidade de superar todas as dificuldades que nós encontramos em nosso dia a dia para praticar o futebol. Tenho certeza que aos poucos as coisas vão melhorar no futebol feminino paraguaio, como já está acontecendo em outros países, e que as jovens atletas que estão chegando terão mais condições do que as que a minha geração e as gerações passadas tiveram.

OCDF - Como você define a sua carreira como futebolista desde o início até hoje?

Araceli - Como toda jogadora, comecei no futebol com o sonho de poder me tornar uma atleta profissional, poder representar o meu país com a camisa da seleção paraguaia e realizar jogos internacionais, disputar ligas mais competitivas.

Desde os meus 12 anos de idade, decidi jogar como goleira é desde então as coisas aconteceram de forma rápida. Em 2019 com 13 anos, fui para a seletiva do Club Cerro Porteño, fui aprovada e comecei a fazer parte das equipes de base. No mesmo ano fui convocada para um jogo amistoso da seleção paraguaia sub-17. Não joguei, mas o fato de ter sido convocada tão jovem por si só já me deixou muito feliz.

Infelizmente, em 2020 veio a pandemia e, como todas as outras seleções do continente, perdemos um ano inteiro para que pudéssemos nos desenvolver. Graças a Deus em 2021 voltamos a jogar o campeonato local. Como no Paraguai não houve o campeonato juvenil em 2021, tive a oportunidade de fazer parte do elenco principal do Cerro Porteño. Também em 2021 fui convocada para a seleção sub-20 para alguns amistosos contra equipes universitárias nos Estados Unidos e aí sim puder jogar pela primeira vez com a camisa da seleção paraguaia.

Já este ano de 2022 começou muito bem com a convocação e participação no sul-americano sub-17 disputado no Uruguai. Ainda que não tenhamos conseguido a classificação para o Mundial, fizemos um grande trabalho chegando ao quadrangular final, além de lutar até a última partida com possibilidade real de classificação. Sou consciente de que tenho muito que aprender e melhorar, mas estou disposta a fazer o melhor sempre para alcançar o meus objetivos e sonhos


OCDF - Como você recebe uma solicitação de entrevista de um veículo de imprensa do Brasil?

Araceli - Quando recebi o contato do Edson de Lima e a solicitação para conceder a entrevista, fiquei muito feliz. É muito gratificante ver que existem pessoas que valorizam as minhas atuações em campo. Eu trabalho muito todos os dias para melhorar e para conseguir alcançar os meus objetivos. Por isso estou muito agradecida pelo convite e pela possibilidade de contar a minha breve história como jogadora e também para que as pessoas no Brasil me conheçam. É muito importante também que existam plataformas como esta que ajudam a dar visibilidade ao futebol feminino.

OCDF - Por fim, como imagina sua carreira daqui por diante, em que nível pretende chegar no futebol feminino?

Araceli - Meu objetivo é chegar a ser uma das principais goleiras do meu país e poder jogar em clubes da Europa e dos Estados Unidos. Ainda assim, estou tranquila e sem pressa já que sou muito consciente que ainda sou muito jovem e tenho que trabalhar muito para continuar melhorando e poder realizar os meus sonhos.

Desempenho - A jovem Araceli Nunez Leguizamon, teve atuação destacada no sul-americano sub-17, recentemente encerrado e apesar da não classificação da seleção paraguaia para o Mundial chamou muito a atenção por sua maneira de atuar, por parte daqueles que acompanharam a competição. Ela fez seu debut na equipe adulta do Cerro Porteño em 2021 e já está no radar do novo técnico da seleção principal de seu país, o ítalo-brasileiro Marcelo Frigerio, que também coordena as equipes de base.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações