Wilson Piazza - O volante que virou zagueiro na Copa de 1970

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Wilson Piazza era volante mas jogou improvisado na zaga ao lado de Brito

Wilson da Silva Piazza, volante nascido em Ribeirão das Neves, cidade localizada no interior de Minas Gerais, está completando 79 anos de idade hoje. Por isso, neste dia 25 de fevereiro de 2022, vamos relembrar quando o volante, ídolo do Cruzeiro, participou da Copa do Mundo de 1970 improvisado na zaga.

Este é apenas mais um caso bastante curioso do futebol. No começo de sua carreira, Capitão jogava como atacante e chegou até a fazer vários gols cumprindo a função. Porém, foi recuado para a meia em certo momento. Algum tempo depois, mais uma vez passou a ter que jogar de volante. Mostrando muita qualidade no setor defensivo, passou a jogar improvisado como zagueiro na Seleção

Se destacando com a camisa do Cruzeiro depois de ser revelado pelo Esporte Clube Renascença  e jogando no meio campo do clube de Belo Horizonte, Piazza era conhecido como um marcador que não se cansava durante as partidas. Pelo clube Celeste, conseguiu fazer duelos inesquecíveis com jogadores como Pelé, quando enfrentava o Santos.

Foi então, que o campeão da Taça Brasil de 66 pelo Cruzeiro recebeu o desafio de jogar ao lado de Brito na zaga da Amarelinha na Copa de 70, disputada no México. O mineiro não decepcionou e mostrou muita versatilidade jogando junto do carioca.

Mesmo atuando em uma região do campo em que não estava acostumado, Piazza continuou com aquele arsenal de bons posicionamentos, desarmes e antecipações que conseguia fazer pelo clube. Jogando com muita classe, o mundo do futebol passou a prestar atenção em Wilson e percebeu que a marcação que o Capitão exercia, era algo que poucos conseguiam fazer.


Desta maneira, o volante improvisado de zagueiro ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o tricampeonato mundial na Copa de 1970, e seis anos mais tarde, foi peça super importante dentro do elenco cruzeirense que conquistou a Copa Libertadores de 76.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações