Pepe tornando-se campeão brasileiro como treinador pelo São Paulo no dia de seu aniversário

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

Pepe em 1986 teve o seu grande ano como treinador

Um dos grandes ponta-esquerda do futebol brasileiro completa hoje 87 anos. José Macia, mais conhecido como Pepe, nasceu em Santos, no dia 25 de fevereiro de 1935, e fez uma carreira brilhante no Santos. Como treinador, teve uma temporada de 1986 brilhante, conquistando o Paulistão, pela Inter de Limeira, e o Brasileirão, pelo São Paulo, no dia de seu aniversário de 52 anos, já em 1987.

Na temporada de 1986, o treinador estava dirigindo a Inter de Limeira e fez uma campanha espetacular, se tornando Campeão Paulista. Com a saída de Cilinho do comando do tricolor, Pepe foi chamado para dirigir a equipe e aceitou. O grande jogador conseguiu acertar o time e começou a dar bons frutos logo no início.

Na primeira fase, o São Paulo estava no Grupo A e conseguiu passar com tranquilidade. O tricolor liderou com tranquilidade, ficando a frente do Internacional. Em 10 jogos a equipe conseguiu sete vitórias e três empates, ficando com 17 pontos e o Colorado com 14 pontos.

Na segunda fase, o torneio começou a ficar mais complicado. O tricolor ficou no Grupo I e dessa vez não conseguiu ficar na liderança, a equipe ficou atrás do Palmeiras por um ponto de diferença. O São Paulo em 16 jogos, venceu sete, empatou 7 e perdeu duas, foram as primeiras derrotas da equipe na competição.

A equipe de Pepe estava ajustada para a fase final da competição, que iria começar o mata-mata. Na reta final do Brasileirão, o São Paulo eliminou a Inter de Limeira, Fluminense e América, até chegar a grande final contra o Guarani, que na época era uma grande potência do futebol paulista.

A final ocorreu em dois jogos, o primeiro no Morumbi, para mais de 86 mil pessoas, o São Paulo empatou com o Guarani em 1 a 1, após sair atrás do placar com gol do Evair e chegou ao empate com o gol de Careca.


A partida que decidiu o Brasileirão de 1986, ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1987, dia do aniversário do técnico Tricolor. Em uma partida muito agitada e com vários gols no Brinco de Ouro, a partida terminou 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação o jogo ficou alucinante. O jogo terminou em 3 a 3 e foi para as penalidades, com o São Paulo se tornando Campeão e Pepe sendo o maior campeão da competição com sete títulos, seis como jogador e um como treinador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações