O início de Ladislao Mazurkiewicz no Racing Montevideo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Ladislao Mazurkiewicz iniciou sua carreira no Racing de Montevideo

Nascido em Piriápolis, cidade banhada pelo Rio da Prata, no Uruguai, Ladislao Mazurkiewicz Iglesias, popularmente conhecido por Mazurkiewicz ou alguns apelidos, estaria completando 77 anos de idades nesta segunda-feira se estivesse vivo. Por esse motivo, vamos relembrar o início do goleiro no Racing Club de Montevideo.

Mazurkiewicz era filho de pai polonês, que chegou no Uruguai como refugiado após tropas nazistas invadirem a Polônia, e de mãe espanhola. Por conta de seu nome ser difícil de se pronunciar na América do Sul, ele passou a ser chamado de El Polaco, Chiqiuito ou Mazurka. Foi descoberto trabalhando com apenas 13 anos de idade em uma oficina mecânica de Montevideo por Carlos Bruguera, que era dirigente do Racing e um cliente da oficina. Algum belo dia, o jovem foi levado ao clube.

Apareceu pela primeira vez em um jogo que o goleiro titular faltou, e Mazurka foi chamado para jogar atuar debaixo das balizas. Depois da partida, ele foi chamado para defender alguns pênaltis após a partida por conta da atuação. Sua altura não foi levada em consideração. Os jogos eram realizados com bola pesada, mas esse fato fez com que o goleiro se beneficiasse cada vez mais. Quando finalmente vivia  uma vida de adulto, alcançou 1,79m de altura, algo que era considerado baixo para um goleiro, mas demonstrava muita impulsão debaixo das três traves e raramente dava rebotes aos adversários, além de ter  uma boa reposição.

Foi contratado pelo Racing, que logo o colocou na equipe principal. Debutou no time profissional em 1964, mesmo ano em que foi campeão sul-americano sub-20 com a seleção do Uruguai, sendo o único jogador do clube da capital nacional a ser convocado. Seu vínculo com o Racing se encerrou a sua coleção de boas atuação no torneio continental de base. Este fato fez o Peñarol se interessar pelo goleiro que acabou sendo contratado na temporada seguinte.


Após passar pelo clube preto e amarelo de Montevideo, veio para o Brasil, onde defendeu o Atlético-MG. Depois rodou por equipe como Granada, Pelotas, América de Cali e Cobreloa, além de outras passagens pelo Peñarol neste período.

Ladislao Mazurkiewicz veio a falecer em um hospital de Montevideo na madrugada do dia 2 de janeiro de 2013. Mazurka acabou tendo problemas respiratórios e renais.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações