De Sordi, um campeão do mundo que começou no XV de Piracicaba

Foto: arquivo

De Sordi defendendo o XV de Piracicaba

Um dos grandes laterais do futebol brasileiro completaria hoje 91 anos. Nílton De Sordi, nascido em Piracicaba, no dia 14 de fevereiro de 1931, foi um ótimo lateral direito. O jogador era baixinho, mas com muita força e iniciou a sua carreira no time de sua cidade, o XV de Piracicaba, e ficou por lá por praticamente quatro anos.

O jogador estreou no profissional em 1949, com apenas 18 anos e já começava a chamar a atenção de outros times. O atleta não era muito de apoiar, mas sim de fechar como um "terceiro" zagueiro pela direita, por sua força física e a qualidade na marcação.

De Sordi mesmo com a baixa estatura, conseguindo dar trabalho na bola aérea e difícil de ser ganhado na bola defensiva. Isso chamava a atenção dos rivais, que buscavam um jogador versátil e marcador como Nílton. Pelo XV de Piracicaba, que não era um time muito forte no campeonato estadual, o lateral não conseguiu levar nenhum título.

Mesmo sem conquista, o lateral entrou para a história do clube de sua cidade. Em 2013, o XV de Piracicaba completava 100 anos e fez a escalação dos melhores e maiores jogadores do clube. Nilton de Sordi entrou na lista dos 11 melhores, como o titular da lateral direita.

Após praticamente 4 anos no clube, Nílton chamou a atenção do São Paulo e se transferiu para o Tricolor em 1952, por onde teve grande passagem e ficou muitos anos no clube fazendo história. Com os bons jogos no São Paulo, ele chegou a Seleção Brasileira em 1955 e foi titular na Copa do Mundo em 1958, onde o Brasil conseguiu o título, mas o lateral não pode jogar a final pois foi barrado pelo médico da equipe.


O ex-jogador se aposentou no União Bandeirante em 1966, clube pelo qual atuou por um ano e logo assumiu como técnico, foi a única equipe que Nílton dirigiu na beira dos gramados. Em 2013, no dia 24 de Agosto, aos 82 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Postagem Anterior Próxima Postagem