De Sordi, um campeão do mundo que começou no XV de Piracicaba

Foto: arquivo

De Sordi defendendo o XV de Piracicaba

Um dos grandes laterais do futebol brasileiro completaria hoje 91 anos. Nílton De Sordi, nascido em Piracicaba, no dia 14 de fevereiro de 1931, foi um ótimo lateral direito. O jogador era baixinho, mas com muita força e iniciou a sua carreira no time de sua cidade, o XV de Piracicaba, e ficou por lá por praticamente quatro anos.

O jogador estreou no profissional em 1949, com apenas 18 anos e já começava a chamar a atenção de outros times. O atleta não era muito de apoiar, mas sim de fechar como um "terceiro" zagueiro pela direita, por sua força física e a qualidade na marcação.

De Sordi mesmo com a baixa estatura, conseguindo dar trabalho na bola aérea e difícil de ser ganhado na bola defensiva. Isso chamava a atenção dos rivais, que buscavam um jogador versátil e marcador como Nílton. Pelo XV de Piracicaba, que não era um time muito forte no campeonato estadual, o lateral não conseguiu levar nenhum título.

Mesmo sem conquista, o lateral entrou para a história do clube de sua cidade. Em 2013, o XV de Piracicaba completava 100 anos e fez a escalação dos melhores e maiores jogadores do clube. Nilton de Sordi entrou na lista dos 11 melhores, como o titular da lateral direita.

Após praticamente 4 anos no clube, Nílton chamou a atenção do São Paulo e se transferiu para o Tricolor em 1952, por onde teve grande passagem e ficou muitos anos no clube fazendo história. Com os bons jogos no São Paulo, ele chegou a Seleção Brasileira em 1955 e foi titular na Copa do Mundo em 1958, onde o Brasil conseguiu o título, mas o lateral não pode jogar a final pois foi barrado pelo médico da equipe.


O ex-jogador se aposentou no União Bandeirante em 1966, clube pelo qual atuou por um ano e logo assumiu como técnico, foi a única equipe que Nílton dirigiu na beira dos gramados. Em 2013, no dia 24 de Agosto, aos 82 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações