Há 68 anos, o Brasil vencia o seu primeiro jogo em Eliminatórias

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Jogadores que estiveram na estreia do Brasil em Eliminatórias

Há 68 anos, a Seleção Brasileira fazia o seu primeiro jogo em Eliminatórias para Copa do Mundo. Em 1954, no dia 28 de fevereiro, o Brasil entrava em campo para enfrentar o Chile, em Santiago, na busca de ir para a Copa do Mundo da Suíça e a equipe venceu por 2 a 0. Na época apenas uma seleção se classificava para o grande torneio e tinha apenas três times, Brasil, Chile e Paraguai.

O Brasil venceu com tranquilidade a partida, com dois gols do centroavante Baltazar, o cabecinha de ouro, ele marcou um a cada tempo e deu a primeira vitória para a seleção. O time era formado por: Veludo (Fluminense-RJ), Djalma Santos (Portuguesa de Desportos-SP), Pinheiro (Fluminense-RJ) e Nílton Santos (Botafogo-RJ); Brandãozinho (Portuguesa de Desportos-SP) e Bauer (São Paulo-SP); Julinho (Portuguesa de Desportos-SP), Didi (Fluminense-RJ), Baltazar (Corinthians-SP), Humberto Tozzi (Palmeiras-SP) e Rodrigues (Palmeiras-SP). Comandado por Alfredo Moreira Júnior “Zezé Moreira”.

As eliminatórias era pra ter quatro equipes, mas o Peru acabou desistindo antes da competição. O Brasil saiu invicto e foi à Copa, a Seleção venceu a primeira partida contra o Chile e depois o Paraguai em Assunção por 1 a 0. Em seus domínios, jogando no Maracanã, ganhou do Paraguai por 4 a 1 e da equipe chilena por 1 a 0.


Essa só foi a primeira Eliminatória da seleção, pois em 1930 não teve, em 1934 e 1938 com a desistência de outras seleções o Brasil ganhou a vaga sem jogar e em 1950 o Brasil sediou a Copa do Mundo, por isso foi jogar apenas em 1954. A canarinho só foi perder um jogo em Eliminatória apenas em 1993, para a Bolívia, em jogo válido qualificatório para a Copa do Mundo de 1994, onde o Brasil foi campeão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações