Bebeto e a Seleção Brasileira

Com informações da CBF
Foto: Fifa

Bebeto e a clássica comemoração do ninar o bebê contra a Holanda

Titular na campanha do tetracampeonato mundial, José Roberto Gama de Oliveira, o Bebeto, completa 58 anos nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro de 2022. Com a Amarelinha, foram 81 jogos, somando 54 vitórias, 17 empates e apenas dez derrotas.

Na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, o atacante marcou três gols, sendo o mais importante contra os donos da casa e que garantiu a classificação da Seleção às quartas de final. Ele também balançou as redes contra Camarões, vitória por 3 a 0 na primeira fase, e Holanda, no suado triundo por 3 a 2 nas quartas, onde na comemoração fez o movimento de ninar um bebê, em homenagem ao filho Matheus, que havia nascido dias antes.

Além disso, participou de outros dois mundiais, em 1990, quando entrou em apenas uma partida, e 1998, sendo titular e tendo marcado mais três gols. Também conquistou com a Amarelinha o Torneio Pré-Olímpico (1987), a Taça das Nações (1988) e a Copa da Amizade (1992). Completando a carreira vitoriosa pela Canarinho, ganhou a Copa América (1989) e a Copa das Confederações (1997).

O ex-atacante também teve boa passagem pela Seleção Olímpica, onde disputou 30 jogos, somando 19 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul e bronze nas Olimpíadas de Atlanta.

Bebeto também teve passagens vitoriosas por grandes clubes do Brasil e do mundo. Revelado pelo Vitória-BA, conquistou o Brasileirão de 1983 pelo Flamengo-RJ, e o título nacional de 1989 pelo Vasco da Gama-RJ. No exterior, o atacante teve grande destaque no Deportivo La Coruña, da Espanha, onde foi campeão da Copa do Rei (1995). Também jogou por Sevilla, Toros Neza, Gavilanes Tampico (ambos do México), Kashima Antlers (Japão) e Al-Ittihad (Arábia Saudita).


Também jogou por outras importantes equipes do cenário nacional, como Cruzeiro, onde só fez um jogo, o da final do Mundial de Clubes de 1997, contra o Borussia Dortmund, e Botafogo, onde não conquistou título, mas foi vice-campeão da Copa do Brasil de 1999.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações