A primeira passagem de Parreira pela Seleção Brasileira

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Parreira comandando o Brasil em 1983

Completando 79 anos neste dia 27 de fevereiro, Carlos Alberto Parreira é, sem sombra de dúvidas um dos grandes treinadores da história do futebol brasileiro. Campeão do mundo com a Seleção, ele tem diversas conquistas por vários clubes e foi muito vitorioso em sua trajetória, em seus mais diversos trabalhos. Em 1983, esteve pela primeira vez a frente da Seleção Brasileira, na Copa América daquele ano.

Parreira, inicialmente preparador físico, iniciou sua carreira na casa mata em 1969, ainda muito jovem, comandando a seleção de Gana. Sua primeira passagem no comando do Brasil se deu após um longo trabalho na Seleção do Kuwait, onde ficou entre 1978 e 1983. Em 1983, foi contratado para comandar o Brasil na Copa América daquele ano.

Como se fora uma eliminatória, a edição do torneio de 1983 teve jogos de ida e volta no mata-mata e uma primeira fase onde o time mandante realmente jogava em seu país. O Brasil de Parreira deu na primeira fase a maior goleada do torneio, ao golear o Equador por 5 a 0 em Goiânia. A Seleção não chegou a empolgar muito mas foi chegando e nas semifinais tirou o Paraguai com dois empates, passando no sorteio.

Na decisão, o time de Parreira não foi páreo para o Uruguai. O Brasil acabou derrotado por 2 a 0 em Montevidéu, num tomado Centenário e apesar do gol de Jorginho no Maracanã, no jogo de volta, levou um gol de Aguilera no finalzinho e viu o título ir para a Celeste Olímpica dentro da Fonte Nova, em Salvador.


Deixou o comando da Seleção após a Copa América, sendo substituído por Edu Antunes, e foi o Fluminense. Por lá, foi campeão do Brasileirão em 1984, com um dos melhores times da história do futebol brasileiro. Voltou ao comando da Canarinho em 1991, quando levou a equipe a Copa do Mundo de 1994, que seria o maior título da carreira de Parreira. Se aposentou do futebol em 2014, após o 7 a 1 da Alemanha no Brasil, naquela Copa do Mundo. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações