A passagem de Juninho Paulista pelo Atlético de Madrid

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Juninho Paulista passou pelo Atlético de Madrid

Nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro de 2022, Juninho Paulista está completando 49 anos de idade. Quando ainda atuava como jogador, o atual coordenador de futebol da CBF, defendeu as cores do Atletico de Madrid entre 1997 e 1999.

No ano de 1992, Juninho iniciou a sua carreira no Ituano e após apresentar um bom futebol, foi para o São Paulo, onde foi campeão do mundo com a camisa do time do Morumbi em 93 e também foi peça fundamental para o Expressinho Tricolor na campanha da Copa Conmebol de 1994.

Em 95, se tornou titular absoluto e a partir daí, passou também a ser convocado por Zagallo para defender a Seleção Brasileira com frequência. No meio do ano, Juninho rumou a  Inglaterra para jogar no Middlesbrough. No time inglês, o meia conseguiu jogar bem e acabou indo parar no Atlético de Madrid em 97.

Por estar vivendo um bom momento na sua carreira, Juninho chegou a Espanha com esperança de ser chamado para disputar a Copa do Mundo de 98, mas isso acabou diminuindo com a grave lesão que sofreu no dia 3 de fevereiro do mesmo ano, faltando apenas três meses para a disputa do mundial.

Foi em um jogo diante do Celta de Vigo, que Juninho Paulista sofreu um forte entrada de Michel Salgado e acabou fraturando o tornozelo. Depois da lesão, o atleta procurou tratamentos avançados, voltou em tempo recorde e até foi chamado para disputar amistosos pela Amarelinha. Porém, suas atuações não foram tão boas quanto antes de se contundir, e por isso, ficou de fora da lista final.

Alguns anos depois, Juninho deu entrevista ao Bem Amigos e falou que foi feliz vestindo a camisa do Atleti , mas se arrendeu de trocar o futebol inglês pelo espanhol. Ou seja, a fratura jogando pelo clube conchonero foi o que deixou o jogador frustrado por não ter tido a oportunidade de defender a Seleção no Mundial em que o Brasil acabou sendo vice campeão, após perder a final para a anfitriã França.

Com o rebaixamento do Atletico para a segunda divisão do futebol espanhol em 99, Juninho retornou ao Middlesbrough antes de concretizar sua volta ao Brasil. Por aqui, defendeu o Vasco, onde ganhou o apelido de "Paulista", já que o clube carioca contava também com o Juninho "Pernambucano".


Depois do Cruzmaltino, o jogador defendeu equipes como o Flamengo, ainda teve mais uma passagem pelo Middlesbrough, Celtic, Palmeiras e Sidney. Na Copa de 2002, quando Juninho defendia o Mengão, foi convocado e fez parte da Seleção Brasileira que se sagrou pentacampeã Mundial.

Em 2010, Juninho Paulista retornou a Ituano, clube que o revelou, para encerrar a sua carreira como jogador de futebol profissional. Depois que se aposentou, virou Presidente do Galo de Itu e no título paulista de 2014 sobre o Santos, estava como mandatário da agremiação.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações