A história do zagueiro Marco Aurélio com o Sporting

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Marco Aurélio é ídolo do Sporting

Existem muitos jogadores brasileiros que ficaram mais marcados por passagens em times estrangeiros do que por jogarem no futebol nacional. Um desses casos é do zagueirão Marco Aurélio, que completa 55 anos neste dia 18. O defensor, nascido no Rio de Janeiro, se tornou referência atuando no Campeonato Português e é até hoje idolatrado pela torcida do Sporting, um dos gigantes das terras lusas.

Marco Aurélio começou sua carreira no América e rapidamente foi ao Vasco devido a seu bom futebol. Boas atuações vestindo a camisa do Cruzmaltino, onde foi campeão brasileiro em 1989, fizeram com que o União da Ilha da Madeira viesse buscar seu futebol. Lá, jogou tão bem que foi buscado pelo Sporting, que o contratou no ano de 1994, quando era um dos fortes times portugueses.

Marco Aurélio chegou aos Leões na temporada 1994/1995. Infelizmente para ele pegou uma época de entressafra do clube. Foi campeão da Supercopa e da Copa de Portugal no primeiro ano vestindo a camisa verde e branca. Dentro de campo, porém, Marco Aurélio se tornou titular absoluto e se destacou pelas grandes atuações defensivas mesmo num período onde os alviverdes pareciam abaixo de Benfica e Porto.

Seguiu como titular do time lisboeta nas temporadas seguintes. Na temporada 1996/1997, fez um grande Campeonato Português, levando os Leões ao vice-campeonato, ficando atrás do Porto, que vivia um crescimento imenso naquele período. Atuou em 39 partidas naquela temporada, mas não marcou nenhum gol, que adicionaria nas ótimas atuações defensivas que teve naquele biênio. 

Seguiu como titular da equipe no biênio 1997/1998, mas a temporada do Sporting esteve longe de ser grande coisa. Acabaria deixando o clube no meio da temporada 1998/1999, quando foi negociado com o Vincenza, que lutava contra o descenso no Calcio. Acabou por deixar José Alvalade naquele momento, saindo pouco antes da temporada onde os sportinguistas se sagrariam campeões portugueses.


Vestindo verde e branco, Marco Aurélio atuou num total de 172 partidas e marcou três gols. É um dos jogadores brasileiros que mais atuou pelos Leões, mas jamais conseguiu oportunidades na Seleção Brasileira, já que jogava numa época onde sua posição era muita concorrida. Nada que tirasse o espaço que ocupou no coração dos torcedores alviverdes. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações