Quando Rogério Ceni foi campeão mato-grossense pelo Sinop em 1990

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Foto do time campeão pelo Sinop. Rogério Ceni, de branco, em pé

Nascido em Pato Branco, cidade localizada na região Sudoeste do estado do Paraná, Rogério Mücke Ceni, popularmente conhecido apenas como Rogério Ceni, está completando 49 anos de idade neste domingo. Por isso, vamos relembrar o começo da carreira do goleiro no Sinop, clube que ele defendeu antes de começar a brilhar  e se tornou ídolo com a camisa número 1 do São Paulo.

Quando ainda era muito novo, ele começou a jogar futebol na sua cidade natal. Porém, em 1984, com 11 anos de idade, ele se mudou para Curitiba, capital paranaense, para morar com os seus irmãos. Por conta da crise madeireira que ocorreu no ano seguinte, ele foi para Sinop, município localizado no estado do Mato Grosso, junto com a sua família. Assim que chegou na região Centro-Oeste brasileira, seu clã já se sentia em casa. Afinal, a sigla que leva o nome da cidade significa Sindicato dos Imobiliários do Norte do Paraná.

Em Sinop, Rogério tinha três outros serviços, além de ter que estudar. Quando não estava se dedicando a escola, trabalhava como Office Boy (auxiliar de serviços gerais) no Banco do Brasil, jogava futebol no time de futebol do serviço e também vôlei na equipe que a cidade tinha.

Foi então, que o chefe de Ceni e goleiro do time, não foi para o jogo, e acabou sobrando para aquele que acabaria sendo um grande ídolo da torcida tricolor ir para o gol. Depois de conseguir jogar bem debaixo das três traves, ele chegou a fazer testes para o Sinop Futebol Clube em 89, mas acabou não sendo chamado para fazer para daquela equipe que debutaria o Campeonato Mato-Grossense.

Com seus 17 anos de idade, Ceni foi convidado para ser o terceiro goleiro do time profissional. Por conta dele ainda estar trabalhando no Banco do Brasil, o jovem teria de dividir seus horários também entre a dedicação para os seus estudos e aos treinos.

Seu primeiro jogo como titular aconteceu no Estádio Luis Geraldo da Silva, em um jogo diante do Cáceres. Substituindo o guarda redes principal Marília e o reserva imediato Valdir Braga, que estavam machucados, Rogério garantiu o empate em 1 a 1 com um pênalti defendido na etapa inicial. Após esta partida, Ceni tomou conta da camisa 1. Ele foi um dos grandes responsáveis pela conquista do título estadual, e automaticamente, fez com que o Sinop fosse a primeira equipe do interior a vencer a divisão principal do futebol do Mato Grosso.


Após ser campeão estadual, Rogério Ceni voltou a jogar pelo time da empresa e ao trabalho no Banco do Brasil, já que o Sinop havia encerrado as atividades no ano por não disputar mais nada no segundo semestre. Indicado por um dos diretores do Galo do Norte e intermediado pelo conselheiro 
José Acras, o goleiro foi para São Paulo com o objetivo de fazer um teste no Tricolor Paulista. A partir do momento que entrou no Centro de Treinamento da Barra Funda pela primeira vez no dia 7 de setembro de 1990, ele criou um vínculo muito grande com o time do Morumbi e se tornou um dos maiores goleiros da história do clube que comanda atualmente.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações