O primeiro título estadual do Palestra Itália mineiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Palestra Itália mineiro conquistou o seu primeiro título estadual 1928

Neste domingo, dia 2 de janeiro de 2022, o Cruzeiro Esporte Clube completa 101 anos de fundação. Por isso, hoje vamos recordar o primeiro título estadual do clube mineiro, que antes de ser chamado pelo atual nome, era conhecido como Palestra Itália de Belo Horizonte. Este fato histórico aconteceu em 1928.

Para participar do campeonato estadual naquela época, os clubes precisariam ter pelo menos seis anos de filiação com a Liga Mineira. Com isso, seis agremiações estavam garantidas. Eram elas América-MG, Alves Nogueira, Palestra Itália, Atlético-MG, Palmeiras, Guarany, Retiro, Villa Nova e Sete de Setembro. Times como Sport Calafate e Syrio chegaram para completar a relação de participantes. Antes da competição começar, o Retiro desistiu de disputar.

Justamente nessa campanha, o clube de colônia italiana foi um dos responsáveis por aplicar uma das maiores goleadas da história do futebol mineiro. No dia 17 de junho, Palestra bateu o Alves Nogueira por 14 a 0. Nesse jogo, o atacante Ninão marcou 10 gols do time e é, até os dias de hoje, o jogador que mais balançou as redes em uma só partida na história do futebol do estado de Minas Gerais e nacional.

Em toda a trajetória dentro da competição, o Palestra disputou um total de 16 jogos, já que teve de enfrentar todos as equipes envolvidas no campeonato. Foram 13 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, terminando assim, com 28 pontos na tabela de classificação, um a mais que o Atlético-MG.

Polêmicas nos bastidores - No mês de setembro, houve uma denúncia feita pela Associação Paulista (como era chamada a Federão Paulista de Futebol) acusando os Palestras de São Paulo e Belo Horizonte de burlarem a lei de transferência. O time de Minas Gerais contratou 5 atletas do clube paulista. Eram eles: Osti, Gutierrez, Morgantinho, Carazo e Morganti. Segundo a denúncia, Carazo, Gutierrez e Morgantinho não haviam cumprido aquele necessário prazo de um ano na equipe reserva antes de mudarem de equipe.

Os jogadores envolvidos acabaram sendo suspensos por 6 meses de maneira provisória e o Palestra perdeu 14 pontos nos jogos em que foram relacionados. Ao final da competição, o Atlético-MG chegou até a ser proclamado, provisoriamente, como o grande campeão mineiro. Porém, houve uma investigação feita pela CBD, que descobriu que um dirigente do Corinthians, que trabalhava dentro da Associação Paulista de Futebol, fraudou os documentos comprobatórios do estágio com o objetivo claro de causar problemas ao Palmeiras.


Com isso, a suspensão dos atletas do time mineiro foi retirada, e o Palestra foi considerado campeão estadual daquele ano. Apesar da imprensa de Minas Gerais omitir o fato, a crônica esportiva de São Paulo fez uma denuncia de que atleticanos também estariam envolvidos em toda esta polêmica fora das quatro linhas.

Após a conquista do primeiro título mineiro de sua história em 1928, o Palestra Itália conseguiu ainda se tornar tricampeão estadual nos dois anos seguintes. Nas edições de 1929 e 1930, o Cruzeiro venceu a competição de maneira invicta.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações