Morre Andrew Jennings, jornalista que denunciou esquemas de corrupção da Fifa

Com informações do R7
Foto: arquivo

Andrew Jennings tinha 78 anos

O jornalista britânico Andrew Jennings, que jogou luz sobre atos de corrupção nas principais estruturas de poder do futebol e do esporte, morreu no dia 8 de janeiro, aos 78 anos, vítima de "uma doença repentina e breve", segundo as redes sociais do próprio repórter. A morte foi confirmada nesta segunda-feira (10).

Jennings, ao longo de sua vida, investigou os bastidores da corrupção na Fifa e no COI, além do envolvimento britânico no Irã, a máfia na Chechênia e outros temas polêmicos. Nascido em 3 de setembro de 1943, o primeiro trabalho de grande impacto do jornalista foi uma grande reportagem sobre a Scotland Yard, a polícia de elite do Reino Unido.

Trabalhando com esporte, Jennings deu uma nova cara a um jornalismo que antes só se preocupava em entreter os milhões de torcedores espalhados pelo mundo. Um de seus trabalhos, inclusive, foi a denúncia de um esquema de corrupção montado pelo brasileiro João Havelange na Fifa, que após a denúncia do repórter passou a ser investigado. Outro brasileiro "alvo" de Jennings foi o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira.

Na CPI do Futebol, em 2015, o jornalista afirmou que "a Fifa e a CBF são entidades podres e que precisam urgentemente de um novo estatuto para que elas não tomem mais o dinheiro das pessoas".


Muito antes disso, há praticamente 30 anos, Jennings expôs os bastidores do COI, sacudindo a família olímpica e gerando até a queda de alguns cartolas. Em seu livro "The Lords of the Rings: Power, Money and Drugs in the Modern Olympics", o repórter jogou luz ao que ocorria nas entranhas da principal entidade esportiva do mundo e obrigou a instituição a realizar reformas profundas.

Nesta segunda-feira (10), o perfil oficial de Andrew Jennings confirmou a morte do repórter que inspirou toda uma geração de jornalistas.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações