Ídolo do Timão, Baltazar completaria 96 anos nesta sexta

Foto: arquivo

Baltazar, o Cabecinha de Ouro

Nesta sexta-feira (14), um dos grandes nomes da história do Sport Club Corinthians Paulista, Oswaldo Silva, o Baltazar, completaria 96 anos de idade. O Cabecinha de Ouro, apelido dado pela sua habilidade em fazer gols de cabeça, entrou para história do Timão.

Nas suas primeiras competições oficiais pelo Timão, Baltazar não teve sorte. Foi vice-campeão de 1946 e 1947, conquistando sua primeira competição em 1950, quando ajudou sua equipe a ganhar o Torneio Rio-São Paulo, sendo inclusive o artilheiro daquela competição, com 9 gols.

Nessa época, já se encontrava entrosado com Cláudio. Apesar de os dois atacantes possuírem uma jogada característica (cruzamento de Cláudio pela direita e cabeçada de Baltazar), nenhuma zaga conseguia pará-los. Daquele ataque matador, surgiram as maiores glórias do Corinthians na década de 50. Em 1951 o Corinthians tinha um ataque arrasador, pois em 28 jogos marcou 103 gols e que era assim formado; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Mário.

A fama de suas testadas, era tanta que virou até música. A marchinha “Gol de Baltazar”, composta por Alfredo Borba, em 1952, foi feita em homenagem ao craque. O refrão refletia algo corriqueiro no cotidiano dos torcedores corintianos, que dizia assim; “Gol de Baltazar, gol de Baltazar, gol de cabecinha, 1 a 0 no placar”.

Seu apelido surgiu após comparações com seu irmão, que se chamava Baltazar e também era jogador de futebol. Entretanto, diferentemente do irmão, o verdadeiro Baltazar não obteve sucesso no esporte. Em maio de 1957, foi vendido para o Juventus da Moóca, onde encerrou sua carreira no ano seguinte.


Baltazar acabou sendo o segundo jogador que mais vezes balançou a rede com a camisa corinthiana: foram 269 gols, sendo 71 de cabeça. “Nunca fui muito bom com os pés. Mas com a cabeça, nem o Pelé foi melhor do que eu”, explicou o atacante.

Baltazar foi jogador do Corinthians de 1945 a 1957 e esteve presente em 404 jogos. Além disso, conquistou títulos importantes como Rio-São Paulo (1950 e 1953) e Campeonato Paulista (1951/52 e 1954). Baltazar também jogou no Jabaquara, onde começou a carreira, e no Juventus.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações