Há 30 anos, Edmundo estreava pelo Vasco com atuação de gala e goleada sobre o Corinthians

Foto: arquivo

Edmundo em início de carreira

Há exatos 30 anos, a torcida do Vasco tinha oportunidade de ver um dos maiores ídolos da história do clube fazer a sua primeira partida entre os profissionais. Vestindo a camisa 9, Edmundo estreou já como titular do time que contava com craques como Geovani, William e Bebeto. E o resultado não poderia ter sido melhor: goleada por 4 a 1 sobre o Corinthians em pleno Pacaembu.

Edmundo era uma grande promessa da base vascaína, depois de ter passado pelo Botafogo. Porém, em uma boa geração que o Vasco tinha, Edmundo acabou ficando "para trás" por conta de ter chegado a se afastar algumas vezes dos treinos, segundo o próprio por conta de ter que ajudar nas despesas da casa e a ajuda de custo no clube cruzmaltino atrasava.

Porém, o treinador Nelsinho Rosa, vendo os treinos e alguns jogos do então garoto na base, prometeu para o atacante que se ele tivesse sequência nos juniores, iria ter chance no profissional e ela veio, mas sem antes causar polêmica.

Edmundo estava no elenco do Vasco que estava disputando a Copa São Paulo, mas, precisando de atacante, Nelsinho Rosa tirou o jogador da competição de juniores mais famosa do país. E um dia antes da estreia dele no profissional, o Gigante da Colina conquistou o título sobre o São Paulo.

No dia 25 de janeiro de 1992, Edmundo ficou triste por não estar em campo no título dos juniores, mas o dia seguinte foi de felicidade. O jogador, que já no Palmeiras, um ano depois, ganharia o apelido de "Animal", arrebentou com o jogo.

No primeiro tempo, Jorge Luís, aos 7 minutos, abriu o marcador. Edmundo já tinha mostrado a que veio. Na segunda etapa, Sorato, aos 12' e Bebeto, aos 21', deixaram o cruzmaltino vencendo por 3 a 0. Giba diminuiu aos 31', mas Bebeto marcou o segundo dele e fechou a contagem aos 41': 4 a 1 para o Vasco. Edmundo participou de todos os lances de perigo. O Animal não balançou as redes nessa partida, mas isso não o impediu de ser escolhido como o melhor jogador do embate pelas várias equipes que faziam a transmissão do jogo.


O primeiro tento dele viria quase um mês depois, no dia 23 de fevereiro de 1992, em outro massacre vascaíno: 4 a 0 sobre o Atlético Mineiro. Em 31 de julho, estreava pela Seleção Brasileira, em um amistoso contra o México. No início de 1993, foi uma das negociações mais caras do futebol brasileiro, com a Parmalat o contratando para o Palmeiras.

Depois de 16 anos, Edmundo encerraria a carreira com 137 gols marcados em 244 jogos pelo Vasco. Mas aquele 26 de janeiro de 1992, no Pacaembu, ficou marcado na história do cruzmaltino como o surgimento de um dos grandes craques do futebol brasileiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações